4Ps De Marketing
Exames: 4Ps De Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aprodr23 • 6/10/2013 • 560 Palavras (3 Páginas) • 1.326 Visualizações
Marketing
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
Segundo Drucker (2000 , p. 30), “pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem no cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou serviço disponível” (DRUCKER, 2000 , p. 30).
Os profissionais de marketing utilizam diversas ferramentas para obter as respostas desejadas de seus mercados-alvo. Essas ferramentas constituem o mix de Marketing: é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Essas ferramentas são classificas em quatro grupos amplos que denominou os 4Ps do marketing: produto, preço, praça (ou ponto de venda) e promoção (comunicação)
(McCarthy, 2000).
Produto
A parte mais importe do composto de marketing é o produto. O objetivo principal do produto e busca proporcionar satisfação a quem os adquire ou consome, assim permitido incluir serviços, personalidades, lugares, organização e ideias como o objetivo de marketing.
Todo produto tem seu ciclo de vida que é representado por quatro estágios: fase de
introdução é quando o produto é levado ao mercado, as vendas são lentas à medida
que é desenvolvida a demanda e o produto é tecnicamente melhorado ; a fase de
crescimento ocorre quando as vendas se elevam rapidamente; a fase de maturidade
ocorre quando o volume de vendas se estabiliza e a entrada de concorrente
possibilita produtos similares; por fim, na fase de declínio as vendas caem à medida
que novos produtos entram no mercado (KOTLER, 2007, p. 245, 246, 247).
Preço
Muitas decisões de compras são feitas com base nos preços dos produtos. A maioria dos consumidores possuem desejos e necessidades ilimitadas, porém recursos limitados.
O preço ajuda dar valor às coisas e representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão de obra e manufatura dos produtos comercializados (LAS CASAS, 2001).
Praça
O sistema de distribuição a ser determinado por um administrador de marketing fará, portanto, parte do pacote de utilidade ou satisfações que os consumidores receberão com a compra do produto. A colocação de produtos em estabelecimentos apropriados e em épocas certas, a preços acessíveis ao consumidor visado, é, portanto, determinante para o sucesso de uma estratégia mercadológica.
Um bom produto e um preço adequado não são suficientes para assegurar
vendas. É necessária também a
...