5S Sensos
Dissertações: 5S Sensos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: SimoneJGarcia • 26/2/2014 • 2.575 Palavras (11 Páginas) • 313 Visualizações
Ferramenta de gestão- Programa 5s
Surgiu no Japão em 1945 e foi aplicado após a 2ª Grande Guerra, com a finalidade de reorganizar e reestruturar rapidamente o país, e foi neste contesto que surgiu o programa 5s sendo Kaoru Ishikawa criador, A adoção do Programa 5s foi um dos grandes fatores da recuperação das empresas japonesas e da implantação da Qualidade Total no país. Hoje o 5s é adotado em um vasto número de empresas e organizações como parte de seus programas de qualidade e gestão.
O programa 5s trata-se de 5 Sensos: da arrumação, da ordem, da limpeza, do asseio e da autodisciplina do trabalho e do colaborador, buscando promover uma melhoria na organização através de consciência e responsabilidade de todos, tornando o ambiente de trabalho mais agradável, seguro e produtivo.
O 5S’ provém de cinco palavras do idioma Japonês, iniciadas com a letra “S”.
Seiri: Senso de Utilização;
Seiton: Senso de Organização;
Seiso: Senso de Limpeza;
Siketsu: Senso de Saúde;
Shitsuke: Senso de Autodisciplina.
O que significa cada senso?
Utilização: Separar o necessário do desnecessário. Ao separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo, ou desnecessário, conseguimos melhorar a arrumação e dar lugar ao novo. O que for desnecessário deve ser descartado ou disponibilizado para alguém que esteja precisado.
Lema: Separar o que utilizamos e descartar o que não usamos
Organização: Colocar cada coisa em seu devido lugar. Agora que o desnecessário foi descartado, deve-se arrumar o que é importante. Significa deixar tudo em ordem. Os materiais devem ter seu lugar específico. Os usados a todo momento devem ficar mais próximos dos que são usados esporadicamente para que seja possível encontrá-los facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o desperdício de tempo e energia.
Lema: Sempre deixar tudo em ordem.
Limpeza: limpar e cuidar do ambiente de trabalho. Significa manter tudo limpo, agora que você já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter a limpeza do ambiente, dos materiais e dos equipamentos.
Lema: Melhor que limpar é não sujar.
Bem estar ou Saúde: tornar saudável o ambiente de trabalho. Significa zelar pela saúde e higiene. Não adianta mantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal. A saúde também é observada pelo bem estar e bom relacionamento entre os funcionários e colaboradores. Melhorando a qualidade de vida do trabalhador, melhora-se também a qualidade do trabalho.
Lema: Ambiente saudável, trabalhador saudável.
Autodisciplina: Representa o estágio mais elevado do Programa 5S’, corresponde ao comprometimento com o programa e com a busca pela melhoria contínua, fazer do 5S’ hábito, torná-lo um modo de vida e trabalho. Significa mais do que apenas seguir com disciplina as normas estabelecidas. É um estágio avançado no qual o comprometimento das pessoas é de fundamental importância. Com autodisciplina o cumprimento do programa fica mais fácil, e o 5’S, em si, mais eficiente e otimizado.
Lema: A manutenção do Programa 5S depende do compromisso de cada um.
Benefícios Esperados
O Banco Acers ,percebeu a necessidades de mudanças e padronização em todos os setores e inclusive de seus colaboradores, e decidiu utilizar uma ferramenta de Gestão muito utilizada Programa 5S’ ,e com resultados desenvolveu com o objetivo de transformar as atitudes dos colaboradores e os ambientes, gerando melhor qualidade de vida aos colaboradores, redução de custos e de desperdícios, e aumento da produtividade.
Com o Programa 5S’ esperávamos apenas tratar da arrumação e padronização física do ambiente de trabalho, conseguimos ver que ele não para por ai, e que suas contribuições podem ser enormes. O 5S’ é uma ferramenta de gestão, muito mais ampla do que possa parecer. Vários foram os benefícios identificados com a sua utilização. Focando a redução dos desperdícios, de tempo, espaço e energia, o programa também impulsiona a participação efetiva de todos, possibilitando o surgimento de um ambiente propício a criatividade, inovações e críticas. O local de trabalho se transforma num local de aprendizado constante e de reestruturação de práticas e procedimentos.
Ele possibilita o gerenciamento, monitoramento, aprendizado e a atuação em todos os tipos de problema encontrado. Os problemas detectados entraram na lista de avaliação periódica para incitar e incentivar a busca de soluções. Nesse caso ele agiu como um catalisador no desenvolvimento de melhores práticas e ações. Por seguir uma rotina de avaliações regulares, possibilitou o acompanhamento de todas as evoluções e não evoluções dos problemas detectados.
Podemos destacar aqui no Banco Acers algumas práticas e procedimentos que experimentaram evoluções marcantes:
– Eliminação do desperdício;
– Organização do espaço;
– Racionalização do tempo;
– Redução do stress nas pessoas;
– Padronização de processos;
– Melhoria da qualidade no trabalho;
– Melhoria das relações humanas;
– Incremento da eficiência;
– Incentivo à inovação;
– Autodisciplina.
Fatores críticos de sucesso
Alguns fatores foram observados e analisados friamente antes do início da implementação do programa, fatores esses que são de vital importância para o funcionamento perfeito do Programa 5S’, nos seus desdobramentos, necessidades, anseios e objetivos.
...