TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

6° Semestre Administração

Exames: 6° Semestre Administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO: INTRODUÇÃO.....................................................................................................03 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................04 CONCLUSÃO......................................................................................................08 REFERÊNCIAS...................................................................................................09

INTRODUÇÃO:

O Planejamento estratégico é um processo gerencial. Organização, independente do mercado em que atua. Desenho de Cargos e Funções é essencial na orientação às pessoas. O Sistema de Remuneração e Carreira Baseadas em Competências. Recrutamento e seleção de recursos. A política de recrutamento. O RH estratégico. O modelo de gestão de pessoas. Os treinamentos comportamentais através do trabalho de seleção especializado com psicóloga. Responsabilidade social, em um contexto da globalização e das mudanças.

DESENVOVIMENTO.

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que estabelece um direcionamento para ser seguido pela organização, ele tem como objetivo obter um aperfeiçoamento na relação entre a empresa e seu ambiente, ou seja, o Planejamento estratégico é o processo que instrumentaliza a resposta que a organização precisa apresentar ao seu ambiente diante de um contexto de mudanças.

As organizações vêm sofrendo mudanças abruptas no seu modelo de gestão organizacional, com o advento da globalização e o aumento da competitividade nas empresas. tornam-se, indispensável adoção de uma visão holística lastreada por uma atuação sistêmica nas ações diárias e nos seus processos, tais realidades exigem a utilização de uma ferramenta vital e de suma importância para sobrevivência e desenvolvimento de qualquer organização. Independente do mercado em que atua denominado de PE - planejamento estratégico representa um diferencial competitivo para a criação de cenários projetados com base nos indicadores econômicos e financeiros, dando suporte para a tomada de decisão de todo o corpo do apoio a organização.

Desenho de Cargos e Funções é essencial na orientação às pessoas. É o inventário minucioso das responsabilidades, atividades, objetivos, metas e indicadores de desempenho das pessoas que desempenham o cargo; mostra as competências e habilidades requeridas para o cargo; revela os pontos fortes, fracos e sugestões de melhoria; sinaliza os pontos de resistência; as tarefas com maior incidência de falhas e retrabalhos; e outros tópicos importantes. O mesmo configura o que e como os funcionários realizam seus trabalhos, acrescido dos anseios de melhoria das pessoas em geral.

O Sistema de Remuneração e Carreira Baseadas em Competências e Habilidades acrescenta aspectos inovadores ao modelo tradicional de administração de cargos e salários. O novo modelo é uma ferramenta para as organizações melhorarem seu desempenho em termos de Qualidade, Produtividade e Satisfação dos Clientes.

Para Chiavenato (1991), o recrutamento e seleção de recursos humanos devem ser tomados como duas fases de um mesmo processo, ou seja, a introdução de recursos humanos na organização. Se o recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, de atenção, de incremento de entrada, a seleção é uma atividade obstativa, de escolha, de opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação e, portanto, restritiva.

O objetivo básico da seleção é o de escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização, e contratar pessoas com probabilidades de serem bem-sucedidas no trabalho.

A política de recrutamento tem varias maneira de se classificar. Por currículo que a leitura do currículo representa mais do que examinar a experiência profissional do candidato e sua formação. Ela ajudará a tomar decisões e formular perguntas ao candidato

Teste pratica. São técnicas que exigem respostas a situações de forma que os candidatos interajam e participem ativamente delas.

Teste escrito. Os testes escritos podem ser gerais ou específicos. As provas gerais visam avaliar o grau de cultura geral do candidato.

Teste psicológico. Os testes psicológicos são instrumentos muito úteis para identificar as aptidões dos candidatos. Podem ser utilizados para a avaliação do potencial intelectual dos candidatos, de suas habilidades específicas (raciocínio verbal, raciocínio abstrato, raciocínio mecânico, etc.), bem como de seus traços de personalidade.

O RH estratégico precisa conhecer os produtos, serviços, os processos, os clientes e fornecedores da empresa. E fundamentalmente não apenas conhecer, mas participar da construção do planejamento estratégico, do plano de marketing, enfim, de todas as ações da empresa, pois somente assim ele conseguirá contribuir, efetivamente, para que as pessoas possam atingir os resultados da organização.

A importância e de poder distribuir mão de obra qualificada para cada setor da empresa e suas atitudes é que irão atrair os clientes externos e internos que se identificam com ela, gerando vários aspectos positivos e juntos vem o sucesso da organização.

O modelo de gestão de pessoas da Companhia prevê uma revisão anual da evolução do desempenho e desenvolvimento do seu time. O processo começa com a avaliação de desempenho do período anterior. No processo de avaliação são analisadas: Metas estabelecidas para o Colaborador versus sua capacidade de realização: atitude alinhada com os valores da Organização mobilidade, interesses de carreira, oportunidades de melhoria, necessidades de treinamentos técnicos e comportamentais para capacitá-lo para próximo passo de carreira. Com base nas informações acima e com foco nas oportunidades de melhoria e na capacitação para próximo passo de carreira são delineados os planos de treinamentos do time.

Há também um forte treinamento técnico que é pautado na especificação técnica das áreas operacionais. A área de qualidade atua em forte parceria com RH para desenho dos cursos técnicos.

Os treinamentos comportamentais são em sua grande maioria treinamentos corporativos da escola de liderança da GE corporativa.

Através do trabalho de seleção especializado com psicóloga a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com