TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

6 Sigmas

Artigo: 6 Sigmas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  3.352 Palavras (14 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 – Resumo..........................................................................................4

2 – Introdução......................................................................................5

3 – Seis Sigmas: Conceitos e aplicações............................................6

4 – Métodos........................................................................................10

1º) DMADV.........................................................................................10

2º) DMAIC) ........................................................................................11

5 – Características..............................................................................11

6 – Implantação..................................................................................12

1º) Fator chave na implementação.....................................................12

2º) Principais dificuldades na implementação....................................13

3º) Principais facilidades na implementação......................................13

7 – Aplicação do Seis Sigmas nas Organizações..............................13

8 – Resultado e Benefícios ................................................................14

9 – Referências bibliográficas ...........................................................15

1 – Resumo

A utilização do Seis Sigma e das técnicas associadas ao programa tem possibilitado resultados que merecem uma avaliação mais detalhada, pois existem relativamente poucos dados publicados sobre a aplicação do Seis Sigma no país. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um estudo de campo do tipo survey exploratório-descritivo, conduzido com o propósito de levantar uma série de práticas relativas à adoção do programa Seis Sigma em empresas que o adotaram. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado com uma taxa de retorno de aproximadamente 65% dos 121 questionários enviados. Os resultados obtidos com o levantamento puderam revelar que a aplicação do Seis Sigma no Brasil é uma realidade. Contudo, o trabalho conclui que o programa é adotado por empresas de grande porte que investem em infra-estrutura e treinamento de pessoal, possibilitando obter os benefícios financeiros almejados. No final, o artigo considera perspectivas para trabalhos futuros, relacionadas à utilização das técnicas e ferramentas associadas à aplicação do programa, bem como os fatores de insucesso na sua utilização.

2 – Introdução

O que atualmente se denomina Seis Sigma surgiu no início de 1987, quando profissionais da empresa Motorola iniciaram uma série de estudos sobre os conceitos estabelecidos por Deming sobre a variabilidade dos processos de produção, tendo como objetivo melhorar o desempenho por meio da análise de tais variações. Essas iniciativas foram reconhecidas pela direção da Motorola, que apoiou e estimulou a disseminação da nova abordagem proposta, pois visava à implantação em todas as atividades da empresa e enfatizava o conceito de melhoria contínua (HENDERSON; EVANS, 2000).

A proposta da Motorola buscava resolver o crescente aumento de reclamações relativas à ocorrência de falhas nos produtos eletrônicos manufaturados, dentro do período da garantia. Tal fato motivou a empresa a adotar o desafio de alcançar um desempenho de produtos livres de defeitos e tinha como alvos principais: o aumento da confiabilidade do produto final e a redução de perdas (SENAPATI, 2004). Em 1988, a Motorola recebeu o Prêmio Malcolm Baldrige de Qualidade e a introdução do programa Seis Sigma passou a ser reconhecida como responsável pelo sucesso alcançado pela organização.

Após a divulgação dos ganhos obtidos pela Motorola, outras empresas adotaram o Seis Sigma, tais como (THEVNIN, 2004): Texas Instruments (em 1988), IBM (em 1990), ABB - Asea Brown Boveri (em 1993), Allied Signal e Kodak (em 1994) e a General Electric (em 1996).Contudo, o caso de maior notoriedade na aplicação do Seis Sigma foi o da General Electric, que adotou o programa há cerca de 10 anos e, a partir de então, conseguiu considerável crescimento na margem do lucro operacional, conquistando a posição de uma das corporações mais bem sucedidas dos Estados Unidos, registrando depois de três anos uma economia de mais de US$ 1,5 bilhões (BAÑUELAS; ANTONY, 2002).

No Brasil, o Seis Sigma foi disseminado a partir de 1997, quando o Grupo Brasmotor introduziu o programa em suas atividades e apurou em 1999 ganhos de R$ 20 milhões (WERKEMA, 2002a). Contudo, existem poucos dados a respeito dos resultados obtidos com uma aplicação mais extensiva do programa Seis Sigma no país. Registram-se hoje dois levantamentos do gênero (WERKEMA, 2002b; FALANDO DE QUALIDADE, 2004). Ambos os levantamentos, porém, apresentam limitações em virtude do reduzido número de empresas participantes e de uma análise restrita dos dados coletados.

Considerando que a utilização do Seis Sigma no Brasil é relativamente recente, o tema é relevante uma vez que a aplicação do programa tem possibilitado às empresas resultados e benefícios que merecem ser identificados e melhor compreendidos, foi elaborada uma pesquisa de campo tipo survey exploratória-descritiva (FORZA, 2002) com o propósito de ampliar o conhecimento sobre o uso do Seis Sigma no país. Mais especificamente, o objetivo deste trabalho é apresentar os métodos e técnicas aplicadas na elaboração e desenvolvimento do levantamento, analisar os resultados obtidos pelas respostas de questionários, bem como, sugerir algumas perspectivas para pesquisas futuras, no intuito de aprofundar o estudo sobre a aplicação do programa no território brasileiro.

3 – Seis Sigmas: Conceitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com