A ANALISES DE ATIVOS
Por: Antoniopvo • 9/9/2021 • Relatório de pesquisa • 1.971 Palavras (8 Páginas) • 89 Visualizações
ANÁLISES PESSOAIS DE ATIVOS
AO OLHAR AS ANÁLISES, ACOMPANHAR OS INDICADORES NO STATUS INVEST PARA UMA MELHOR ANÁLISE DO ATIVO!
ALUPAR - ALUP11
SETOR: ENERGIA
Holding de controle nacional privado, com atuação no setor de energia, mais especificamente nos segmentos de transmissão e geração, tendo como objetivo o desenvolvimento e investimento em projetos no Brasil e nos demais países da América Latina. Maior companhia 100% privada e uma das maiores no segmento de transmissão de energia elétrica no Brasil.
*ATUA EM TRANSMISSÃO E GERAÇÃO*
- Transmissão:
As Transmissoras da Alupar possuem uma ampla rede nacional de transmissão em operação compostas por linhas aéreas e subestações com níveis de tensão variados. A Alupar participa em 30 empresas transmissoras de energia elétrica no Brasil com prazo de concessão de 30 anos e uma vitalícia na Colômbia.
- Geração:
No segmento de geração diversificamos nossa matriz energética investindo em ativos de geração de pequeno e médio porte, tais como Usinas Hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas e parques eólicos, no Brasil, Colômbia e Peru. A Companhia detém as concessões/autorizações de ativos com prazo de 30 a 35 anos no Brasil e vitalício na Colômbia e Peru.
MINHA ANÁLISE
- Setor perene
- Empresa em crescimento, com lucros e receitas crescentes (nenhum ano com prejuízo)
- Empresa com relevância nacional com boa gestão (sem governo) e estratégia
- Muitos projetos e investimentos com longos prazos (Está usufruindo dos leilões ganhos no passado)
- Média de 64% de Margem EBTIDA (últimos 4 anos), 19,40% de Margem Liquida (últimos 5 anos) e 12,50% de ROE (últimos 5 anos)
- Endividamento controlado
- Está reinvestindo os lucros, ou seja, não está pagando bons dividendos
- Ciclo de investimento pode estacionar ou repetir. Se repetir, mais alguns anos sem pagar bons dividendos, mas no futuro ao estacionar pagará, pois estará com boa operação, muitos projetos e boa eficiência
- Investimentos diversificados
- Como está em período de investimento e reinvestimento, não está visando pagar dividendos (PAYOUT MÉDIO 5 anos = 38%)
TELEFÔNICA - VIVT3
SETOR: TELECOMUNIAÇÃO
Maior empresa de telecomunicação do Brasil. Líder no segmento de móvel, cobre mais de 90% da população com rede 4G. Além de ser destaque na operação fixa, com a rede fibra ótica e TV sobre fibra (IPTV)
MINHA ANÁLISE
- Líder em telecomunicações no Brasil
- Constante expansão dos seus produtos (banda larga de fibra, 5G, LoT e serviços digitais)
- Cultura ESG
- Boa gestão e estratégia de crescimentos
- Base de receitas resilientes e constantes (não cresce, nem sobe muito - últimos 10 anos).
- Lucro líquido caiu nos últimos 3 anos (2015 a 2018 (recorde) crescente; 2018 a 2020 caiu 53%, devido ao recorde de lucro em 2018 devido a expansão da rede móvel.
Em geral, a empresa mantém uma base de lucros em torno de 4-5 Bilhões, podendo crescer nos próximos anos devido a constante expansão dos seus produtos.
- Margem EBTIDA Média = 41,13% (últimos 2 anos), Margem Líquida Média = 12,64% (últimos 5 anos) e ROE Médio = 7,8% (últimos 5 anos)
- Forte geração de caixa
- Otimização contínua de custos gerada pelas iniciativas de digitalização e eficiência
- Investimentos focados em tecnologias de crescimento
- Nos últimos 10 anos, distribuímos em média 98% do lucro líquido anual aos acionistas na forma de dividendos e juros sob o capital próprio (payout)
- DIVIDEND YIELD médio de 7,2% nos últimos 10 anos
ENERGIAS DO BRASIL – ENBR3
SETOR: ENERGIA
A EDP Energias do Brasil, controlada pela EDP em Portugal, uma das principais operadoras europeias no setor energético, é uma holding que detém investimentos nos 3 segmentos do setor Elétrico: Geração, Distribuição e Transmissão, além de atuar na Comercialização e Serviços de Energia Elétrica. A estratégia da Companhia é baseada em uma governança sólida somada à sustentabilidade e à inovação. Por atuar em toda a cadeia do setor elétrico, a EDP busca gerir um portfólio balanceado de ativos com crescimento sustentado, eficiência superior e risco controlado. A Companhia tem como prioridades o investimento em transmissão e distribuição, bem como em novos serviços, por meio do lançamento da marca EDP Smart. O objetivo é garantir uma diversificação de portfólio para mitigação de riscos e estabilidade dos resultados no longo prazo, bem como a preparação para as transformações do setor elétrico, que compreendem a abertura de mercado.
*ATUA EM TRANSMISSÃO, GERAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E SERVIÇOS*
- Transmissão:
Possui 8 projetos, totalizando 1924 km de extensão. Das quais mais de 500km (01/09/2021) já se encontram operativas. Ao serem concluídas as obras dos lotes de transmissão, já começa a receber a RAP. Empresa está investindo nesse setor, comprando nos leilões e investindo na construção das linhas já adquiridas. Visa aumentar o EBTIDA referente a esse segmento nos próximos anos.
- Geração:
Referência em operação neste segmento, tendo 3 (sendo uma, a melhor) das 15 melhores UHEs do Brasil (das 144). Possui 6 UHEs maduras que geram caixas consistentes para a empresa. Além de uma Usina Térmica de Pecém.
- Distribuição:
Atua com duas distribuidoras nos estados de São Paulo e Espírito Santo (EDP São Paulo e EDP Espírito Santo), além de possuir participação de 29,90% no capital social da Celesc, em Santa Catarina.
- Comercialização:
No segmento de Comercialização, negocia contratos de compra e venda de energia com clientes distribuídos em todo território nacional.
- Serviços:
No segmento de Serviços, através da EDP Grid, presta serviços técnicos e comerciais, incluindo sistemas de transmissão, distribuição e manutenção para clientes corporativos, projetos de eficiência energética e geração distribuída fotovoltaica. Além da EDP SMART.
...