A ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO E ÉTICA
Por: Ipe Mob • 30/10/2017 • Trabalho acadêmico • 425 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO E ÉTICA
Carta da Terra: um manual para um mundo melhor
A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Nasce como resposta às ameaças que colocam em risco a continuidade da vida em nosso planeta, decorrentes das atitudes e pensamentos dirigidos pelo próprio homem à natureza e aos seres humanos e também como forma de se pensar e analisar articuladamente os muitos problemas sociais e ecológicos, tendo como referência central a Terra.
Tal declaração havia sido proposta já em 1992, no Rio de Janeiro, por ocasião da Cúpula da Terra (Eco-92), porém os governos não chegaram a um acordo sobre seu conteúdo e a mesma não foi aceita, sendo adotada a Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em lugar da Carta. Anos depois, em 1997, criou-se a Comissão da Carta da Terra, com o objetivo de se formular um documento que contivesse o que a humanidade deseja para sua casa, o planeta Terra. A comissão foi composta por personalidades de vários continentes e após inúmeras reuniões que envolveram 46 países, inclusive o Brasil, e mais de 100 mil pessoas, desde favelas, comunidades indígenas, universidades e centros de pesquisa, o texto final da carta foi aprovado no início de março de 2000, no espaço da Unesco, em Paris.
A carta é estruturada em quatro grandes tópicos: respeito e cuidado pela comunidade da vida, integridade ecológica, justiça social e econômica e, por fim, democracia, não-violência e paz. Tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para os perigos que ameaçam nosso planeta, assim como alertar o ser humano e diferentes setores da sociedade no sentido de que algo precisa ser feito imediatamente. É um chamado à ação, um verdadeiro manual para um mundo melhor, voltado para o bem-estar de toda a população terrestre e para a garantia da vida às futuras gerações.
Toda a sociedade deve se comprometer para a transformação da realidade, repensando o atual sistema que oprime o ser humano e agride nosso planeta e cultivando a ética da responsabilidade na construção de uma sociedade justa, pacífica e solidária, que paute um desenvolvimento sustentável.
...