TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alimentação De Um Atleta

Artigos Científicos: A Alimentação De Um Atleta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

Um atleta ativo necessita de aproximadamente 50 kcal de alimento por quilograma (51 kcal/kg) de peso corporal por dia para fornecer calorias suficientes ao desempenho atlético. Abaixo, um resumo de uma dieta que consiste de 60% de carboidratos, 15-20% de proteínas e menos de 25% de gorduras.

O gasto diário de energia durante os treinos dependerá,

obviamente, da intensidade e da duração dos exercícios, bem como do número de músculos em atividade. Atletas que se submetem a provas de resistência costumam treinar intensamente por, pelo menos, 90 min. contínuos, consumindo de 1000 a 1400 Kcal no processo. De um modo geral, tais atletas devem ingerir aproximadamente 50 Kcal de alimento /kg de peso corporal /dia, ou seja, 3500 kcal para um atleta de 70 kg (1). Pelo menos, 50% (embora o ideal seja de 60 a 70%) das calorias presentes nas dietas dos atletas de resistência devem ser obtidas a partir de carboidratos, o que corresponde a aproximadamente 500 a 600g de carboidratos (2000 a 2400 Kcal / dia). O restante das calorias devem ser obtidas através de gorduras (20 a 30%) e proteínas (10 a 15%). Embora a maioria dos atletas admita a importância de uma ingestão adequada de carboidratos para treinamentos de alta intensidade, suas dietas costumam conter menos do que 40% de carboidratos (350 gr). Conseqüentemente podem acabar sofrendo de fadiga crônica durante os períodos de treinamento intenso.

Taxa de Aparecimento de Glicose no Sangue

A disponibilidade de glicose, avaliada por um aumento na glicemia após o consumo de carboidratos, é geralmente semelhante para a glicose, xarope de milho e amidos puros e um pouco inferior para a sacarose. Vegetais e outros carboidratos que contém combinações de amido, fibras e proteínas, podem levar mais tempo para serem digeridos, diminuindo, conseqüentemente, a taxa de aparecimento de glicose no sangue.

A frutose é lentamente convertida em glicose pelo fígado e o aumento da glicemia após a ingestão de frutose costuma ser lento.

Teor de Nutrientes:

As frutas, vegetais e cerais ( amidos ou carboidratos complexos ) contém vitaminas B, riboflavina e niacina .

Nível de Doçura:

O nível de doçura dos carboidratos varia. A frutose é mais doce em comparação com a sacarose e a glicose, que são menos doces.

Conforto Gastrointestinal:

Soluções concentradas de açúcar (10 - 20%) podem produzir gases e a ingestão de frutose pura, concentrada está associada a desconforto gastrointestinal e diarréia.

Principais tópicos:

- O carboidrato é o principal “combustível” utiliizado na contração muscular e é nutriente mais importante para o desempenho atlético.

- A energia obtida dos carboidratos pode serliberada no interior dos músculos em atividade a uma velocidade até três vezes maios do que a energia derivada da gordura.

- As reservas de carboidratos no organismo são limitadas: quando esgotados, impedem que os atletas pratiquem exercícios intensos, podendo levar á fadiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com