A Anorexia Nervosa
Por: Lu Rodrigues • 4/8/2022 • Monografia • 31.244 Palavras (125 Páginas) • 56 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
Luciana Antunes Rodrigues Mariana de Lima Rolim
ANOREXIA NERVOSA: a Cultura do Corpo na sociedade e sua influência na decorrência do Transtorno em adolescentes do sexo feminino
Mogi das Cruzes-SP 2012
LUCIANA ANTUNES RODRIGUES RGM 257.935 MARIANA DE LIMA ROLIM RGM 246.480
ANOREXIA NERVOSA: a Cultura do Corpo na sociedade e sua influência na decorrência do Transtorno em adolescentes do sexo feminino
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Psicologia.
Orientador: Profº. Diogo Arnaldo Corrêa
Mogi das Cruzes-SP 2012
Luciana Antunes Rodrigues Mariana de Lima Rolim
ANOREXIA NERVOSA: a Cultura do Corpo na sociedade e sua influência na decorrência do Transtorno em adolescentes do sexo feminino
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Psicologia.
Aprovado em / /
[pic 3]
Profº. Diogo Arnaldo Corrêa Universidade Braz Cubas
À minha família, amigos e namorado. (Luciana Antunes Rodrigues)
Aos meus pais Geraldo e Denice. (Mariana de Lima Rolim)
Agradeço à minha família, que me ajudou não apenas durante a escrita deste trabalho, mas que também me ajudou ao longo de todo o curso, apoiando minhas decisões ao longo dos anos.
Aos meus amigos e colegas de curso, futuros colegas de profissão, por contribuírem para o meu desenvolvimento, sempre me ensinando que todo erro tem algo a nos ensinar e que toda vitória merece uma comemoração.
Agradeço à Mariana, minha parceira neste trabalho e que se mostrou ser uma grande parceira dentro e fora do ambiente acadêmico. Foi ela quem conseguiu me fazer superar muito do estresse deste período, ensinando-me a ser mais paciente e a buscar ser a melhor profissional que eu posso ser.
Agradeço também meus professores por passarem sua experiência e ajudarem na realização do meu sonho de me formar psicóloga. Agradecimentos especiais ao professor e orientador Diogo Arnaldo Corrêa pela serenidade e incrível polidez, não apenas nos impedindo de arrancar os cabelos durante a construção deste trabalho, mas também por ser um maravilhoso exemplo de profissional no qual podemos nos espelhar, sempre inspirador, e que nos dá a esperança de um futuro promissor.
Em especial, agradeço ao meu namorado Daniel e ao meu cunhado Felipe pela amizade, carinho e apoio neste período tão delicado. Eles se dispuseram a ler cada correção do trabalho, a ouvir cada ideia, ajudaram na pesquisa, de artigos a regras metodológicas, visando me ajudar a manter minha sanidade se preocupando com meu bem-estar atual e futuro.
Luciana Antunes Rodrigues
Aos meus amados pais, que cada um a seu modo contribuiu para meu crescimento e formação.
À Luciana, companheira neste trabalho, que ao longo do curso se mostrou uma amiga que desejo presença constante em meu caminho, e sem ela este momento não será motivo de saudade.
Aos meus Professores, que propuseram os caminhos nos quais minhas
expectativas acadêmicas e pessoais poderão ser alcançadas. Em especial ao Professor e orientador Diogo Arnaldo Corrêa, que transmitiu calma nas horas de aflição e nos auxiliou a lapidar nossas ideias.[pic 4][pic 5]
A todos meus colegas de curso, amigos, familiares, ao meu irmão Hiago e meu namorado Felipe pela paciência e torcida.
Mariana de Lima Rolim
[pic 6][pic 7]
And you’re my obsession E você é minha obsessão I love you to the bones Eu te amo até os ossos And Ana wrecks your life
E Ana acaba com a sua vida
Like an anorexia life Como uma vida de anorexia (Ana’s Song, por Silverchair)
RESUMO[pic 8][pic 9]
Anorexia Nervosa: a Cultura do Corpo na sociedade e sua influência na decorrência do Transtorno em adolescentes do sexo feminino
Este estudo propôs uma reavaliação dos conteúdos da cultura do corpo expressados nos meios de comunicação, buscando indícios de como isto afeta a relação familiar e o desenvolvimento físico de adolescentes do sexo feminino, incidindo possivelmente sobre a decorrência da Anorexia Nervosa nesta população. Os dados, levantados por meio de revisão bibliográfica, disponibilizaram um aprofundamento acerca das relações familiares das adolescentes, das transformações sofridas pelo corpo nesta fase da vida, assim como dos meios de comunicação e sua relação com a cultura do corpo. A exploração destes pontos objetivou apresentar as características das relações familiares, descrever as transformações sofridas pelo corpo adolescente e também levantar os aspectos da cultura do corpo difundidas pelos meios de comunicação e sua influência no desenvolvimento da Anorexia Nervosa em adolescentes do sexo feminino. O estudo apontou que a constante mudança das tecnologias da comunicação ampliaram as vias de contato social. Tornou-se fácil a criação de laços afetivos, círculos sociais e subculturas que estabelecem os mais variados conceitos e regras de conduta. E tal liberdade de expressão pode oferecer riscos ao estabelecer conceitos e regras que não condizem com o que é melhor para a saúde, refletindo sobre os fatores responsáveis pela decorrência da Anorexia Nervosa em adolescentes do sexo feminino. O estudo ofereceu aos campos da Psicologia reflexões para possibilidades de atualização acerca dos aspectos sociais da Anorexia Nervosa, visando a criação de novas vias de intervenção e reeducação da população em vista da qualidade de vida.
...