A Antropologia
Artigo: A Antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thiago_mineiro • 26/3/2014 • 908 Palavras (4 Páginas) • 279 Visualizações
A antropologia, Segundo a etimologia, e a ciencia que busca conhecer o homem, isto e, o antrope (humano). E claro e visivel para nos, que o seria impossível encontrar uma forma real e não ilusória que de certo modo todos acreditem, pois existem diferenciadas crenças e pesquisas a respeito do antrope.
Durante muito tempo, a homem o via como imagem e semelhança de Deus, relatado no livro de Genesis. Se na teologia contemporânea, o livro de Genessis e visto com uma coleção de mitos, e de fato que muitos ainda acreditem que Adao e Eva, são os primeiros habitantes da terra, porem no século XIX, Charlie Darwin afirmou que todos somos frutos de uma evolução biológica.
Coincide que, continuamos acima dos demais animais, essa visão acaba justificando nosso domínio sobre o planeta. O homem, apesar de suas maravilhas criadas, tem destruído parte do planeta, acredita-se que toda ação, tem uma reação, e em cima disso, e claro e explicito que o homem tem feito maravilhas, porem sem pensar no futuro, ou seja, sem pensar na reação das coisas. Pensando assim, e possível imaginar que um dia a espécie humana não existira mais, mas olhando por outro lado, a evolução poderia ter acontecido muito bem sem a intervenção do homem, e se isso e possível, ela pode continuar acontecendo após a extinção da espécie humana.
Se e comprieensivel, porem nem tudo e justificado, resta olhar agora sobre como chegamos a ser o que somos hoje, e e isso que a antropologia busca, porem ainda não decifrou de forma clara e correta nossas origens.
Sabemos hoje que, para chegar a conclusão que temos hoje sobre o antrope, se passaram vários cientistas com testes e estudos, para que tentássemos concluir a incansável busca sobre a origem do antropo. Nos dias de hoje, a junção das ideias e descobertas de Mendel, o que resultou na teoria de neodarwinismo e a mais aceitável. Novos estudos estão sendo feitos para ampliar este conhecimento, porem, níveis de complexidade crescente não significa que estamos evoluindo em direção ao homem, bem como pode não ser algo positivamente melhorado.
A espécie humana que enxergamos hoje, e de natureza limitada, segue padrões semelhantes e o fruto disso, forma respostas semelhantes, resta-nos agora, pensar sobre o surgimento e a evolução não mais como uma obra isolada, mas como co-participante do cenário biológico planetário.
Uma vez constada nossa origem comum, a antropologia se coloca do por que e como somos diferentes dos demais animais. Alem disso, ao reconhecer todos os seres humanos com membros de uma mesma humanidade, a ciência se perguntava por que existem diferentes comportamentos entre estes grupos humanos, mas a resposta e clara, se o homem nasce e vive em locais e grupos diferentes, ele participa também de uma cultura diferente, ou seja, de costumes e comportamentos diferentes, se enxergarmos este ponto de vista e colocarmos em um outro ângulo, enxergamos na maioria das veses que somente os humanos fazem cultura, pois somente nos temos a capacidade de simbolizar, com isso, continuamos superiores aos demais animais, por outro lado, a maneira como se opera a cultura gerou as diferenças entre os grupos humanos. Se para todo animal, existe um tipo de comportamento, as diferenças deveriam estar alem do instinto biológicos, no campo da cultura, mas a capacidade de raciocínio e outros demais que o homem tem, e o que nos faz realmente
...