A Arte
Resenha: A Arte. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lara • 4/4/2013 • Resenha • 459 Palavras (2 Páginas) • 439 Visualizações
efs sedf dsf sdf sdfs f sdf dsf dsf dsAo decorrer da pesquisa realizada para o desenvolvimento deste trabalho pode-se observar que o município de Linhares – ES possui um leque abrangente no que diz respeito a atividades na área cultural. Dos quais se destacam:
Artesanatos e artes plásticas
Conforme Artesanatos e Artes Plásticas Linhares (2008), existem na cidade vários artistas plásticos e artesões, dentre os quais se destacam: Chico Durão, Osvaldo Antônio, Bibil Satiro, Manoel Procópio e Cecília Kuchembuch. No geral esses artistas possuem um pequeno atelier, onde comercializam suas produções, tais como: tapeçaria, madeiras entalhadas, pintura em tecido e em tela, bonecas de pano, porta-joias e afins.
O ano de 1970 foi prestigiado com a chegada da pintora de grande prestígio Nice Nascimento ao município. Uma artista que marca até os dias de hoje com suas obras com traços primitivos, que abordava o cacau como elemento principal. Nice realizou mais de quarentas exposições coletivas e individuais pelo mundo
2.2.5 CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
O Centro Cultural São Paulo, foi inaugurado no ano de 1982 no município de São Paulo – SP. O complexo foi projetado pelos arquitetos Eurico Prado e Luiz Telles. Segundo Melendez (2011) a obra foi elaborada com objetivo de ser um local referência, que abrangesse uma ampla área de convivência com fins sociais.
De acordo com a publicação do Centro Cultural São Paulo (2006), o centro começou a ser construído nos últimos anos de ditadura no Brasil, por isso a obra foi alvo de muitas polêmicas, devido a proposta de valorizar espaços com aspectos multidisciplinares. Em entrevista ao arquiteto Luiz Telles, feita por Márcia Dutra (Centro Cultural São Paulo, 2006), o arquiteto comenta sobre o período da ditadura: "Ficávamos de prontidão, para ver com o que iam implicar. Não que fôssemos subversivos, os outros é que eram retrógrados".
Inicialmente o projeto contaria apenas com uma biblioteca, porém como o terreno de implantação era abrangente, foram adotados novos espaços na concepção da obra, sendo eles: um teatro, espaço para exposições, salas de cinema, ateliês variados, estúdio de música e dança, e afins.
Queríamos uma arquitetura que permitisse que os transeuntes, de repente, se perdessem e caíssem aqui dentro, sem porta principal, sem saguões incríveis e nem amedrontamentos. A gente percebia que o próprio paulista, comparando ao carioca, era caipira. Somos muito mais reservados, mais quietos, desconfiados. Era como se a gente pudesse pegar na mão dessa pessoa acanhada, e falar “vem e usa o que é seu”. Inclusive porque você pega, você tem todo o direito, é público (Luiz Telles, 2007).
Segundo Centro Cultural São Paulo (2006), o centro tinha como objetivo principal se tornar um local de livre acesso a cultura, em um período onde muitas manifestações culturais e artísticas foram limitadas ou proibidas, por tanto, um verdadeiro desafio para a época, que
...