A Arte Da Guerra Nas Empresas
Trabalho Universitário: A Arte Da Guerra Nas Empresas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daial • 16/5/2014 • 852 Palavras (4 Páginas) • 508 Visualizações
A ARTE DA GUERRA NAS EMPRESAS
Na guerra, assim com nas empresas, a meta é a mesma: a vitória. Sun Tzu escreveu o livro A Arte da Guerra a cerca de 2500 anos, em seu livro são abordados todos os aspectos da guerra: hierárquicos, táticos e humanos. As estratégias descritas e usadas por Sun Tzu podem ser todas aplicadas nas empresas, onde o comandante é o lider, o exercito é a equipe, o inimigo é a concorrência e o campo de batalha é o mercado.
“A Arte de gerir uma guerra é de fundamental importância para o Estado. Esta é uma questão de vida ou morte, um caminho tanto para a vitoria quanto para a derrota”
(Cândida Sampaio Bastos, 2008). Nas empresas essa “guerra” é a concorrência, que é um dos principais componentes do mercado atual e exige muito cuidado e estudo. Por isso planejamento é o primeiro passo antes qualquer ação, tudo deve ser planejado, discutido e analisado com antecedência, pois ele serve com um eixo norteador das atividades da empresa.
O líder é o equilíbrio para o sucesso da empresa, pois é ele quem distribui as tarefas adequadas para cada um de seus colaboradores, além de ser o responsável pela ordem e motivação. O líder que se porta e orienta de forma objetiva e clara terá uma equipe comprometida e vitoriosa.
No livro a Arte da Guerra são apresentados cinto fatores a serem analisados: Leis Morais, Tempo, Espaço, Comandante e Método. Na visão de empresa: Leis Morais: o líder precisa ser exemplo de virtudes, deve ser o caminho a ser seguido pela equipe. Tempo: as condições do tempo são de extrema importância para os negócios, é preciso ter conhecimento prévio do clima, saber a época e a hora adequada, pois toda ação deve ser executada em condições favoráveis e no momento certo. Em condições inadequadas, com ações equivocadas os resultados serão desastrosos. Espaço: a empresa precisa conhecer o local onde vai se instalar, conhecer o mercado da região, como funciona, saber quem são seus concorrentes. Comandante: o líder deve sempre agir com sabedoria, justiça, benevolência, rigor e coragem. Método: como a empresa ser organiza e é organizada, sua previsões, sua logística, controles e planejamentos estrategicos.
O líder precisa ter conhecimentos dos cinco itens citado acima, pois pra se manter no mercado é preciso avaliar: O líder da empresa tem moral e talento suficientes? A empresa tem vantagens de tempo e espaço? A estratégia da empresa foi bem elaborada? A equipe está unida e fortalecida? O Líder e a sua equipe estão bem treinados e disciplinados? A empresa oferece recompensas?
A estratégia criada pela empresa precisa ser adequada para seus pontos fortes tanto quando para os pontos fracos. Seus lideres e equipes devem ser unidos de acordo com os propósitos da empresa. Tudo precisa estar integrado para que na haja insatisfação em nenhuma das partes.
“Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará sem batalhas sem perigo de derrota.” (Cândida Sampaio Bastos, 2008). Isso refere-se a concorrencia, por isso é vital que a empresa deve conhecer as fraquezas e oportunidades, fortalezas e ameaças, analisando o ambiente interno e externo. Não esquecendo que algumas informações e todas as estratégias da empresa precisam ser sigilosas, seu concorrente não pode saber o caminho do seu sucesso. Porém o processo não pode ser
...