A Atividade Supervisionada
Por: dalzira • 9/8/2017 • Artigo • 552 Palavras (3 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1]
CURSOS TÉCNICOS – PROFUNIONÁRIO
Módulo I – Etapa II
Alunas:
Disciplinas: Educação e Educando: tempos históricos; Relações Interpessoais: abordagem psicológica e Educação, Sociedade e Trabalho.
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
Tema: A Violência na Escola
Como relata Eduardo de Freitas, o importante é verificar o que causou essa transformação, encontrar um culpado uma vitima é bem mais simples e causa menos trabalho. Quando falamos em educação, sociedade e trabalho, estamos contemplando todo um processo educacional que não se diz somente em respeito ao professor, pois é imposto um sistema de ensino que vem de cima para baixo, onde se almeja mudanças na estrutura educacional e infelizmente o que estamos vendo e a perpetuação do antigo. As ações governamentais estão voltadas somente para seus interesses, agora é hora de repensar, pois e tempo de eleição, e o que se vê é político floreando a educação como se eles fossem os protagonista e o professor vilão, estamos diante de uma sociedade que enxerga o professor com descaso, desrespeito e desvalorização.
Hoje notamos um número grande de crianças avoadas, estabanadas e inquietas, são chamadas de alunos com problemas. Para a psicóloga Roseli Caldas é a avaliação precoce dos professores que tendem a estabelecer que seus alunos são portadores de TDAH. Outra questão é que a maioria dos pais tem dificuldade de estabelecer regras e limites sociais e seus filhos acabam facilmente “confundidos” com portadores de TDAH. É difícil falar de indisciplina sem pensar em autoridade, ou seja ter autoridade é muito diferente de ser autoritário e a escola não pode ser vista como um lugar de punição, porém que ensina o aluno a ter consciência de direitos e deveres quanto pessoas e cidadãos de uma sociedade.
Sabe-se que em outras épocas os professores utilizavam métodos corretivos, como a palmatória, o milho no qual o aluno ficava de joelhos e tantos outros. Como o passar do tempo novas formas de corrigir o aluno foram sendo implantadas no ambiente escolar, o professor detinha o poder diante de seu aluno, os pais consentiam em que seus filhos fossem chamados atenção e corrigidos. Atualmente os professores usam a técnica do dialogo para corrigir, mas quase nada tem resolvido para sanar as desavenças e desrespeito com o professor e entre alunos. As escolas tem recebido uma clientela onde 90% dos alunos estão descompromissados em aprender, acontecendo que, vem para as escola para causar brigas e confusões entre alunos e até mesmo com professores, situações muitas vezes difícil de serem resolvidas pelos professores e direção. É comum pais serem convocados para dialogar sobre o comportamento de seu filho, mas os mesmos dizem que já não sabem o que fazer. A sociedade quer deixar para a escola obrigações que não lhe pertencem,; como no caso de educar crianças; pois esse é um dever da família, o dever da escola e ensinar os conteúdos científicos.
Para acabar com o desrespeito e a violência em salas de aulas não existe método especifico, contudo será preciso mudar a mentalidade das pessoas, haver mudanças publicas, valorização do profissional na educação, como também resgatar valores que são próprios do ser humano que andam defasados como respeito, responsabilidade e afetividade, sem esses 3 conceitos não há como existir um resultado imediato, nem mágico para transformar a sociedade.
[pic 2]
...