A Atividade de Teleaula
Por: Ajuda Direto • 3/12/2022 • Relatório de pesquisa • 734 Palavras (3 Páginas) • 107 Visualizações
Boxe
O boxe tem registros já no ano 3.000 a.C., no Egito. Mas foi na Grécia Antiga, no século 7 a.C., que a modalidade começou a tomar cara de esporte. Durante o Império Romano, houve alterações no mínimo controversas na modalidade. O boxe passou a ser protagonizado pelos gladiadores, que lutavam com luvas recheadas de metal. Algo propício para o objetivo dos combates, já que na maioria das vezes a disputa terminava com a morte de um dos lutadores. Com o fim do império, o boxe parou por um bom tempo, reaparecendo no século XVII, na Inglaterra. No ano de 1880, passaram a ser organizadas competições amadoras da modalidade por categorias, sendo elas a categoria Galo (até 54kg), Pena (até 57kg), Leve (até 63,5kg), Médio (até 73kg) e pesado (qualquer peso).
O boxe entrou para a categoria de esporte olímpico em 1904, em St. Louis. Desde então, passou por algumas mudanças importantes, como a obrigatoriedade do uso do capacete, a adesão ao sistema eletrônico de pontuação e a uniformidade da pontuação das lutas. Nas olimpíadas de Londres, 2012, o boxe feminino foi introduzido, sendo disputado em três categorias: Mosca, até 51kg; Leve, até 60kg; e Meio-pesado, até 75kg.
A preparação de um atleta para o combate requisita o esforço combinado de saberes físicos e psicológicos, a fim de que ele esteja nas melhores condições no dia do desafio. Para isso é de suma importância que o atleta esteja bem informado sobre as regras do combate, pois por uma infração à uma delas o atleta pode ser desclassificado, colocando abaixo todo esforço realizado para a realização da luta.
Os treinamentos físicos tem que ser com eficiência, rigor e empenho, pois será necessário por parte do atleta para conseguir superar o cansaço, a fadiga e até as dores provenientes do esforço enorme que um combate exige. Um combate de título envolve sempre um enorme desgaste físico e emocional por parte do atleta e é bom que o organismo e a mente estejam devidamente preparados para o embate do grande dia. Além disso, é importantíssimo que o atleta siga também uma dieta alimentar equilibrada e rica em todos os nutrientes necessários à saúde. Adotar uma conduta regrada nos seus hábitos de vida também é importante, renunciar noitadas, consumo de álcool e de outras substâncias ilícitas, praticar um conjunto de regras de vida saudáveis aonde o deitar cedo, respeitando um número mínimo de horas de repouso indispensáveis ao bom funcionamento físico e mental, ocupa lugar de destaque. Também é fundamental que o atleta se autopreserve de exposições a elementos prejudicais à saúde tais como fumos de cigarros, fumos de escapes de automóveis etc., pois todos esses agentes poluentes se refletem na forma como respira, prejudicando o rendimento em combate.
Como falado anteriormente, o atleta deverá conhecer as regras da competição, afim de evitar uma eliminação por infringir tais regras. Dentre as regras do boxe temos:
- Caso um dos lutadores caia e fique no chão por 10 segundos a luta termina automaticamente por nocaute.
- Golpes na linha da cintura, ou abaixo dela, são proibidos.
- São válidos apenas golpes na frente ou na lateral da cabeça, ou no torso corporal do oponente. Golpes nos braços não são contabilizados.
- Golpes baixos, socos na nuca ou golpes e agarramentos de mão aberta são considerados faltas. O boxeador que realizar esses golpes contra o adversário recebe advertência, após três advertências ocorre a desclassificação.
- A luta para imediatamente quando um dos lutadores cair no chão.
- Mordidas são proibidas em quaisquer lugares do corpo.
- É proibido falar durante a luta.
- Os principais golpes do boxe são: direto, cruzado, jab, gancho e uppercut.
Assim como em outros esportes, os juízes são responsáveis por identificar faltas e atitudes que são proibidas dentro do esporte. Existe algumas atitudes proibidas pelas regras do boxe e que podem gerar advertência para os lutadores.
- Realizar qualquer golpe que não seja com a mão.
- Desferir golpes com a mão aberta, com o pulso, com as costas ou o lado das mãos.
- Socar as costas, a nuca, pescoço, rim ou qualquer região abaixo da linha da cintura do oponente.
- Realizar soco tomando impulso nas cordas do ringue.
- Segurar e socar o oponente ao mesmo tempo.
- Agachar de forma que a cabeça fique abaixo da linha da cintura do oponente.
- Tirar o protetor bucal de propósito para descansar ou parar a luta
- Socar um oponente caído.
- Socar o oponente antes do árbitro retomar a luta após separar os lutadores.
Referencias:
http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades/boxe
https://lutasartesmarciais.com/artigos/como-se-preparar-corretamente-para-combate-t-tulo
...