A Biometria no setor do CAC
Por: anagouv • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.831 Palavras (8 Páginas) • 361 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM Gestão Pública | [pic 2] |
A BIOMETRIA NO SETOR DE IDENTIFICAÇÃO DO CENTRO DE ATENÇÃO AO CIDADÃO - CAC DE VIÇOSA - MG
ANA LÚCIA GOUVÊIA
ORIENTADOR: PROF. ANTÔNIO DE FIGUEIREDO VIEIRA
POLO: BICAS
VIÇOSA (MG)
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO.
1.1. DEFINIÇÃO E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA.....................................1
1.2. OBJETIVOS...........................................................................................1
1.2.1.OBJETIVO GERAL..............................................................................1
1.2.2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.3. JUSTIFICATIVA
2. A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 2
2.1. CARACTERIZAÇÃO E DELIMITAÇÀO DO OBJETO DE ANÁLISE 3
2.2. INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O OBJETO DE ANÁLISE 4
2.3. A PROPOSTA DE AÇÃO 4
2.4 CRONOGRAMA
TABELA 1 – Cronograma da ação
3. ORÇAMENTO 5
TABELA 2 – Orçamento proposto 5
4. REFERÊNCIAS
5. ANEXOS......................................................................................................................7
Figura 1 - Exemplos de minúcias encontradas na impressão digital...................7
Figura 2 - Processo de coleta de minúcias usado atualmente no setor de identificação – CAC.............................................................................................7
Figura 3 - Borrões de tinta...................................................................................7
Figura 4 - Processo autenticação de minúcias em papel de classificação..........8
Figura 5 - Lupa para analisar as minúcias após a coleta em papel.....................8
Figura 6 - Processo de captura de imagem pelo sistema Biométrico 8
Figura 7 – Coletando a digital por meio do coletor biométrico
Figura 8 – Processando a coleta digital usando o software e hardware.
Figura 9 – Coletor de assinatura digital 9
Figura 10 – Método de cadastramento
Figura 11 – A carteira de Identidade com digital e assinatura
Figura 12 – Centro de Atenção ao Cidadão – CAC – Viçosa/MG 10
- INTRODUÇÃO
Considerando que a Carteira de Identidade é o principal documento de identificação no Brasil, em Viçosa, para obter este documento o cidadão deve comparecer ao Centro de Atenção ao Cidadão – CAC, órgão criado pela Câmara Municipal de Viçosa, no setor de Identificação da Policia Civil de Minas Gerais. O trabalho proposto estuda a viabilidade de implantar o sistema Biométrico de impressão digital, no setor de Identificação, de modo a simplificar o processo de emissão da RG e o aprimoramento das técnicas existentes propondo uma alternativa segura e simples que permitirá a criação de um banco de dados virtual de identificação civil e criminal por meio de um software. Possuir um sistema de informação seguro atualmente é de extrema importância para as organizações Públicas e os usuários. O reconhecimento de impressões digitais é um dos mais importantes métodos de identificação biométrica (EMIROGLU e AKHAN,19).
- DEFINIÇÃO E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
O setor de Identificação do CAC funciona com o sistema de coleta digital por meio de tinta e não de Coletor Biométrico por impressão digital. Tal procedimento compromete a qualidade e o resultado do trabalho, dificultando a análise das minúcias que são contadas com o auxilio de uma lupa. Pesquisa feita recentemente, com a comunidade demonstrou a insatisfação do usuário cidadão que enfrenta horas de espera na fila de atendimento, por meio de senhas distribuídas para apenas 40 pessoas diariamente. Após o demorado processo de solicitação e confecção da Carteira de Identidade o cidadão só recebe o documento entre 15 a 20 dias.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Implantar no CAC um sistema de biometria com Leitor para Captura da Impressão e Coletor de Assinatura Digital USB com Caneta Tinteira, para captar a impressão digital, extrair suas características, compará-las às características previamente salvas, bem como, avaliar a autenticidade e segurança do novo sistema mostrando os benefícios e vantagens na sua implantação.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Instalar os equipamentos e treinar os funcionários;
- Realizar o serviço de coleta digital com eficiência;
- Medir satisfação dos usuários;
- JUSTIFICATIVA
A precariedade do sistema de coleta digital por papel e tinta é o principal motivo para a lentidão na confecção da Carteira de Identidade causando reclamações dos usuários. O leitor biométrico, dispositivo extremamente preciso, é um sensor de captura da impressão digital via USB por meio de software de identificação que registra os dados com rapidez e segurança e ainda reduz custos. Com a implantação desse novo sistema, pretende-se, por exemplo, reduzir o tempo de espera da confecção e emissão da Carteira de Identidade, de 20 (vinte) dias para 5 (cinco) dias. Em 1892, o cientista Francis Galton inventou o primeiro sistema moderno de impressão digital adotado pelos departamentos de polícia em todo o mundo a forma mais confiável de identificação, até o advento da tecnologia do DNA no século XX. A Polícia Federal Americana (FBI) controla mais de 200 milhões de impressões digitais em seus bancos de dados há cerca de 30 anos.
...