A CONSTRUÇÃO DA LENTE SOCIOLÓGICA
Por: luziasilverio1 • 15/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.526 Palavras (7 Páginas) • 265 Visualizações
CURSO: PROFUNCIONÁRIO.
INSTRUTORA: ALESSANDRA.
MÓDULO: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO.
27/05/15.
COMEÇAMOS A LER A UNIDADE 1- CONSTRUÇÃO DA LENTE SOCIOLÓGICA. P.16-21.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
03/06/15.
CONTINUAMOS A LER A UNIDADE 1.P.22-26.
PRATIQUE: P.26.
- COMO VOCÊ ESTUDOU NA DISCIPLINA 2, AS CONQUISTAS TRABALHISTAS QUE TEMOS HOJE SÃO FRUTOS DAS LUTAS DOS TRABALHADORES. EM NOSSO PAÍS, DURANTE O GOVERNO VARGAS, ESSAS CONQUISTAS TRANSFORMARAM-SE EM LEIS POR MEIO DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO, A CLT. ATUALMENTE, SOB A ALEGAÇÃO DE QUE PAGAM MUITOS IMPOSTOS, EM RAZÃO DE UMA SÉRIE DE GARANTIAS TRABALHISTAS QUE ONERAM MUITO E IMPEDEM DE EMPREGAR MAIS FUNCIONÁRIOS, O EMPRESARIADO TEM PRESSIONADO O CONGRESSO NACIONAL E O GOVERNO A FLEXIBILIZAR AS LEIS TRABALHISTAS, OU SEJA, ACABAR COM ALGUNS DIREITOS. FAÇA UMA PESQUISA E INVESTIGUE QUAIS LEIS TRABALHISTAS ESTÃO AMEAÇADAS PELA CHAMADA ´´FLEXIBILIZAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS``.
R: COMO A FLEXIBILIZAÇÃO É UM FENÔMENO DECORRENTE DENTRE OUTROS FATORES DA GLOBALIZAÇÃO, A QUAL IMPÕE A REDUÇÃO DE CUSTOS E CONSEQUENTEMENTE DE DIREITOS QUE PROTEGEM O TRABALHADOR, A FIM DE CONFERIR MAIOR COMPETITIVIDADE ÁS EMPRESAS, ELA NÃO EXISTE APENAS EM LEIS, MAS EM TENDÊNCIAS DE INTERPRETAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS, EM OLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, ETC. EXISTEM MUITOS DIREITOS TRABALHISTAS QUE ESTÃO ALÇADOS O NÍVEL CONSTITUCIONAL COMO LICENÇA MATERNIDADE,13°.SALARIO, FÉRIAS,HORAS EXTRAS,ETC.
- EM SUA ESCOLA, O PROFESSOR DE HISTÓRIA TRABALHA COM OS ALUNOS A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A FRANCESA? ENTREVISTE-O E REGISTRE N MEMORIAL OS PRINCIPAIS CONTEÚDOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.
R: A REVOLUÇÃO FRANCESA FOI UM IMPORTANTE MARCO NA HISTÓRIA MODERNA DA NOSSA CIVILIZAÇÃO. SIGNIFICOU O FIM DO SISTEMA ABSOLUTISTA E DOS PRIVILÉGIOS DA NOBREZA. O POVO GANHOU MAIS AUTONOMIA E SEUS DIREITOS SOCIAIS PASSARAM A SER RESPEITADOS. A REVOLUÇÃO FRANCESA TAMBEM INFLUENCIOU, COM OS SEUS IDEAIS ILUMINISTAS LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, A INDEPENDÊNCIA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA ESPANHOLA E O MOVIMENTO DE INCONFIDÊNCIANMINEIRA NO BRASIL.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PROVOCOU MUDANÇAS PROFUNDAS NOS MEIOS DE PRODUÇÃO HUMANOS ATÉ ENTÃO CONHECIDOS, AFETANDO DIRETAMENTE OS MODELOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DE SOBREVIVÊNCIA HUMANA EM TODA A EUROPA. COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, OCORRE UM ENORME AUMENTO DA PRODUTIVIDADE, EM FUNÇÃODA UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS MECÂNICOS, DA ENERGIA A VAPOR E, POSTERIORMENTE, DA ELETRICIDADE, QUE PASSARAM A SUBSTITUIR A FORÇA ANIMAL, E, AINDA MAIS AGRAVANTE, DISPENSAVA O TRABALHO HUMANO. ESSE AUMENTO DE PRODUTIVIDADE ALIADO AO EXCESSO DE MÃO-DE-OBRA ACABARAM POR PROVOCAR, UMA ONDA DE DESEMPREGO EM MASSA.
- VOCÊ ESTUDOU TAMBÉM NA DISCIPLINA 2, QUE A ESCRAVIDÃO FOI EXTINTA NO BRASIL EM 1888. NO ENTANTO, A IMPRENSA DENUNCIA CONSTANTEMENTE A EXISTÊNCIA DE TRABALHO ESCRAVO EM NOSSO PAÍS. FAÇA UMA PESQUISA NO MINISTÉRIO DO TRABALHO COMO O GOVERNO FEDERAL VEM COMBATENDO O TRABALHO ESCRAVO. INVÉSTIGUE TAMBÉM EM QUAIS REGIÕES DO PAÍS OCORRE UMA MAIOR INCIDÊNCIA DESSE TIPO DE EXPLORAÇÃO. PROCURE A DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO DE SUA CIDADE E ENTREVISTE UM FISCAL, PROCURANDO SABER SE EM SEU MUNICIPIO EXISTE ESSE TIPO DE OCORRÊNCIA. VOCÊ TÊM NOTÍCIA DE TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL NOS DIAS DE HOJE? SE POSSIVEL, RECORTE ALGUM TEXTO DE JORNAL OU REVISTA E COLE EM SEU MEMORIAL.
R: EM PONTES E LACERDA NÃO EXISTE MINISTERIO DO TRABALHO. A REGIÃO QUE MAIS TEM INCIDÊNCIA É A DO NORTE. MAS TAMBÉM EXISTE EM MINAS GERAIS, E NO NORTE DO RIO DE JANEIRO. EM PONTES E LACERDA NÃO EXISTE DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO. NÃO HÁ ESTATÍSTICA EXATA PARA O NÚMERO DE TRABALHADORES EM SITUAÇÃO DE ESCRAVIDÃO NO PAÍS. ESTIMA-SE QUE SEJAM ENTRE 25 MIL E 40 MIL, DE ACORDO COM NUMERO DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA( CPT ) –ORGÃO, LIGADO Á CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL, E A MAIS IMPORTANTE ENTIDADE NÃO-GOVERNAMENTAL QUE A TUA NESSA ÁREA.
- FAÇA UMA ENTREVISTA COM UMA PESSOA QUE SE MUDOU DO INTERIOR PARA A CIDADE GRANDE. PROCURE PERCEBER QUAIS AS DIFERENÇAS QUE ELA NOTOU ENTRE A VIDA INTERIORANA E A DO CENTRO URBANO. QUAIS AS DIFICULDADES QUE ELA ENCONTROU PARA SE ADAPTAR Á NOVA REALIDADE? ANOTE OS RESULTADOS NO SEU MEMORIAL.
R: NA CIDADE AS PESSOAS TEM ACESSO A TUDO. HOSPITAIS,SUPERMERCADO,LOJAS DE TODOS OS TIPOS, CURSOS PROFISSIONALIZANTES, VÁRIAS OPÇÕES DE LAZER E ETC. PORÉM TEM O LADO RUIM, AS PESSOAS FICAM EXPOSTOS A VIOLÊNCIA, TUDO É MUITO LONGE E QUEM NÃO TEM CARRO, PERDE MUITO TEMPO, POIS OS TRANSPORTES PÚBLICOS SÃO PRECARIOS E SEM SEGURANÇA. NO INTERIOR A GENTE VIVE MEIO QUE FORA DA REALIDADE, PARECE QUE O TEMPO PASSA MAIS DEVAGAR, AS PESSOAS CONHECEM TODO MUNDO, O AR É MENOS POLUÍDO.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
10/06/15.
COMEÇAMOS A LER A UNIDADE 2-DUAS TENDÊNCIAS TEORICAS NO ESTUDO DA SOCIEDADE: ELEMENTOS E CARACTERISTICAS DO FUNCIONALISMO E DO MATERIALISMO DIALÉTICO.P 28-33.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
17/06/15.
CONTINUAMOS A LER A UNIDADE 2. P.34-36.
PRATIQUE P.36.
- FAÇA UMA PESQUISA SOBRE AS BIOGRAFIAS DE DURKHEIM E MARX. PROCURE VERIFICAR A TRAJETÓRIA DESSAS VIDAS, ONDE NASCERAM, A ORIGEM SOCIAL, O QUE OS MOTIVOU A CONSTRUIR SUAS IDEAIS E OBRAS, O QUE DEFENDIAM, COMO PENSAVAM O MUNDO. VERIFIQUE NA BIBLIOTECA DE SUA ESCOLA. A INTERNET TAMBEM É UMA BOA OPÇÃO DE PESQUISA.
R: ÉMILE DURKHEIM NASCEU EM ÉPINAL, NA LORRAINE NO DIA 15 DE ABRIL DE A858. DESCENDENTE DE UMA FAMÍLIA JUDIA. INICIOU SEUS ESTUDOS FILOSOFICOS NA ESCOLA NORMAL SUPERIOR DE PARIS, INDO DEPOIS PARA ALEMANHA. AINDA MENINO DECIDIU NÃO SEGUIR O CAMINHO DOS FAMILIARES LEVANDO, PELO CONTRARIO, UMA VIDA BASTANTE SECULAR. EM SUA OBRA, POR EXEMPLO, EXPLICAVA OS FENÔMENOS RELIGIOSOS A PARTIR DE FATORES SOCIAIS E NÃO DIVINOS. TAL FATO NÃO O AFASTOU, NO ENTANTO, DA COMUNIDADE JUDAICA. MUITOS DE SEUS COLABORADORES, ENTRE ELES SEU SOBRINHO MARCEL MAUSS FORMAVAM UM GRUPO QUE FICOU CONHECIDO COMO ESCOLA SOCIOLÓGICA FRANCESA. ENTROU NA ÉCOLE NORMALE SUPERIEURE EM 1879, JUNTAMENTE COM JEAN JAURES E HENRI BERGSON. DURANTE ESTES ESTUDOS TEVE CONTATOS COM AS OBRAS DE AUGUST COMTE E HERBERT SPENCER QUE O INFLUENCIARAM SIGNIFICATIVAMENTE NA TENTATIVA DE BUSCAR A CIENTIFICIDADE NO ESTUDO DAS HUMANIDADES. SUAS PRINCIPAIS OBRAS SÃO: DA DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL, AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO, O SUICÍDIO, FORMAS ELEMENTARES DA VIDA RELIGIOSA, EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA. MORREU EM ARIS EM 15 DE NOVEMBRO DE 1917, E ENCONTRA-SE SEPULTADO NO CEMITERIO DO MONTPARNASSE NA CAPITAL FRANCESA.
...