A CRIAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA JUNTO ÁS POLÍTICAS SOCIAIS
Trabalho Escolar: A CRIAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA JUNTO ÁS POLÍTICAS SOCIAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: albeliaaraujo02 • 23/4/2014 • 3.791 Palavras (16 Páginas) • 532 Visualizações
A CRIAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA JUNTO ÀS POLÍTICAS SOCIAIS
Albélia Oliveira de Araújo¹
Ana Wanderleia Martins dos Santos²
Milene Maciel Siqueira³
Mirian Suzana Ferreira do Carmo 4
RESUMO
Neste artigo serão abordados assuntos relevantes sobre a política e o surgimento das políticas sociais e a Política de Assistência Social na vida dos cidadãos. Abordaremos que a Constituição Federal de 1988 – CF/88, aprovada em 5 de outubro, trouxe uma nova concepção para a Assistência Social, incluindo-a na esfera da Seguridade Social. Faremos uma analise do papel do educador social e da relação entre sua área de atuação. Será feito um paralelo sobre a questão social destacadas no filme Gandhi e a realidade da questão social no Brasil. E por analisaremos as principais diferenças observadas nos direitos previstos na Constituição Federal de 1998 e na vivência cotidiana de seu próprio grupo social.
Palavras chaves: Política, Política de Assistência Social, Educador Social, Questão Social.
¹ Albelia oliveira de Araújo, discente do curso de Serviço Social – Noturno, da faculdade Anhanguera - Polo Educacional de Ananindeua - Cursa o módulo – e-mail: albeliaaraujo@yahoo.com
² Ana Wanderleia Martins dos Santos, discente do curso de Serviço Social – Noturno, da faculdade Anhanguera - Polo Educacional de Ananindeua - Cursa o módulo – e-mail:wanderleia_10 @hotmail.com
³ Milene Maciel Siqueira, discente do curso de Serviço Social – Noturno, da faculdade Anhanguera - Polo Educacional de Ananindeua - Cursa o módulo –e-mail: milenisiqueira10 @hotmail.com
4 Mirian Suzana Ferreira do Carmo, discente do curso de Serviço Social – Noturno, da faculdade Anhanguera - Polo Educacional de Ananindeua - Cursa o módulo – e-mail: miriansuzana@yahoo.com
SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA JUNTO ÀS POLÍTICAS SOCIAIS
Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.
Para Arendt (1950) "O sentido da política é a liberdade". Segundo ela, a ideia de política e de coisa pública surge pela primeira vez na polis (cidade) grega antiga antes do nascimento de Jesus Cristo. Esse local que fica na Europa é considerado o berço da democracia. O conceito de política que conhecemos nasceu na cidade grega de Atenas e está intimamente ligado à ideia de liberdade que para o grego era a própria razão de viver.
No entendimento dos gregos antigos sobre política a autora diz ainda que "A política baseia-se no fato da pluralidade dos homens e mulheres", portanto, a política deve organizar e regular o convívio das pessoas diferentes e não dos iguais. Para os antigos gregos não havia distinção entre política e liberdade e as duas estavam associadas à capacidade das pessoas de agir, de agir em público que era o local original do político. Os homens e mulheres hoje não consegue pensar desta maneira pelas desilusões em relação ao mau político e a atuação desses no poder.
Conforme Behring e Boschetti (2011) “o surgimento das políticas sociais foi gradual e diferenciado entre os países dependendo dos movimentos de organização e pressão da classe trabalhadora, do grau de desenvolvimento das forças produtivas, e das correlações e composições de força no âmbito do Estado”. Os autores são unanimes em situar o final do século XIX como o período em que o Estado capitalista passa a assumir e a realizar ações sociais de forma mais ampla, planejada, sistematizada e com caráter de obrigatoriedade.
Neste contexto a política tem como objetivo constituir um objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos de uma sociedade organizada, onde o objetivo seja o resgate de caráter social, ou seja, que vise o bem estar do cidadão por seus direitos sociais adquiridos como: atendimento básico em assistencial social, saúde, educação, segurança, etc.
Avaliar os impactos da Política de Assistência Social na vida dos cidadãos é condição igualmente importante em função da escassez de conhecimento e dados referentes à população que recorre a Assistência Social para satisfazer suas demandas histórica e socialmente produzidas, pois “trata-se de uma população destituída de poder, trabalho, informação, direitos, oportunidades e esperanças” (YASBEK, 2004, p.22).
Afirma Sposati (2004, p.42), que a Assistência Social, garantida na CF/88 contesta o conceito de “(...) população beneficiária como marginal ou carente, o que seria vitimá-la, pois suas necessidades advêm da estrutura social e não do caráter pessoal” tendo, portanto, como público alvo os segmentos em situação de risco social e vulnerabilidade, não sendo destinada somente à população pobre. Portanto, entende-se que a criação de uma Política de Assistência Social, foi um avanço significativo para o profissional de Serviço Social sua intervenção junto ao cidadão em relação ao acesso às políticas de atendimento as suas necessidades básicas, para que esses direitos fossem assegurados fez se necessário uma grande movimentação popular exigindo soluções práticas na área social, onde teve início a uma intensa discussão para a criação de uma política pública que contemplasse e a população menos favorecida de seus direitos essenciais.
Dentro dessa proposta em conjunto com o Estado, categorias profissionais e organizações da sociedade civil, foi criada uma política de Assistência Social, que foi
A Constituição Federal de 1988 – CF/88, aprovada em 5 de outubro, trouxe uma nova concepção para a Assistência Social, incluindo-a na esfera da Seguridade Social:
Art.194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. (CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 2003, p. 193.).
A Política de Assistência Social
...