A Chamada Geração Z (nascida a partir de 1990)
Por: Marcus Vinícius • 7/4/2023 • Artigo • 277 Palavras (2 Páginas) • 62 Visualizações
A chamada Geração Z (nascida a partir de 1990) tem um perfil atraente para muitas empresas e bastante desafiador para os gestores tradicionais motivá-los e retê-los na empresa. O cenário atual exige que todos os cargos sejam ocupados de forma estratégica. Muitas empresas estão adotando games e cursos na modalidade EAD para treinamento porque entendem que esse perfil prefere ambientes mais dinâmicos de aprendizados.
Dito isso, vamos discutir: ao assumir o cargo de gestor de uma multinacional com colaboradores pertencentes esse público, que postura adotaria para liderá-los e assim reter estes talentos? Justifique seu posicionamento com base nas discussões propostas pela nossa disciplina.
Creio que para liderar essa nova geração é ser menos burocrático possível e mais flexível em relação ao trabalho, como é uma geração que tem intimidade com a tecnologia e já nasceu imersa no mundo virtual e ela se adapta melhor às mudanças.
Como gestor, daria uma maior autonomia a elas, adotaria um modelo híbrido/home office, iria sugerir entre eles um espaço coworking para que se também possa aumentar o networking entre as pessoas de diversas áreas, oferecer feedback e um plano de carreira para elas. É de extrema importância também o papel da liderança manter a postura firme sem ser autoritária, acelerar o fluxo de trabalho e ouvir os colaboradores a respeito de sugestões e inovações, para que o papel da liderança e dos funcionários sejam essenciais para o crescimento da empresa.
Segundo a pesquisa "The Deloitte Millennial Survey 2021", 61% dos jovens da geração Z planejam mudar de emprego nos próximos dois anos. Portanto, a adoção dessas posturas pode ser uma estratégia eficaz para reter talentos e garantir o sucesso da empresa
...