A Cidade De Mauá
Trabalho Escolar: A Cidade De Mauá. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamibarros • 29/10/2014 • 957 Palavras (4 Páginas) • 319 Visualizações
A cidade de Mauá
Formação da cidade O dia 18 de outubro de 1934 é a data da formação administrativa com a criação do Distrito de Mauá, pertencente, até então, a São Bernardo. Em 30 de novembro de 1938, o distrito foi transferido para Santo André, em virtude de sua emancipação. Por meio do decreto estadual nº 2.456, de 30 de dezembro de 1953, a cidade teve sua própria emancipação. Em 1954, é realizada a primeira eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores, empossados no dia 1º de janeiro de 1955, quando é instalado, oficialmente, o município de Mauá.
Mauá está situada na região metropolitana de São Paulo, a cerca de 30km do centro da capital Paulista, na região do Grande ABC. Mauá tem 425.169 habitantes e 61,886 km² de extensão territorial, e limita-se com as cidades de: Santo André, Ribeirão Pires, São Paulo e Ferraz de Vasconcelos.
Embora existam vários ramos de atividade econômica na cidade, Logística, Metalurgia, Indústrias Químicas e Materiais Elétricos, e Petroquímico. Ainda hoje Mauá é lembrada como a "Capital da Louça e da Cerâmica", devido ao fato de esta atividade ter sido bastante importante para o desenvolvimento do município. Existem dois polos industriais (Capuava e Sertãozinho) e um grande Pólo Petroquímico onde está localizada a refinaria da Petrobrás, a RECAP, estes pólos transformaram Mauá em um dos maiores parques industriais do país.
Aniversário: 08 de dezembro de 1954
Fundação: 01 de janeiro de 1954
Emancipação: 22 de novembro de 1953
Origem do nome: apesar da designação de origem tupi ma’ coisa e puã levantado, erguido, ou seja, lugar alto, Mauá foi uma homenagem ao Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa.
Bandeira
Hino da cidade:
Mauá, Capital da Porcelana
Nós todos te queremos bem
É preciso que ouçam
a linda história que tem
ela é muito atraente
pois alegra muita gente
Mauá, Mauá, Mauá
Terra igual você não há
Com seu rio Tamanduateí
beleza igual não vi
na origem da sua nascência
engrandece com a afluência
ficando muito caudaloso
é um rio muito precioso
Seu antigo nome era Pilar
que devemos respeitar
dos operários a trabalhar
devemos sempre nos orgulhar
força tão poderosa
seu parque industrial
Com suas verdes montanhas
contavas sem igualdade
é muito bela e atraente
alegra toda gente
com essa temperatura tão boa
trazendo sempre uma garoa
Mauá, muito grato estamos
de tudo o que é seu
de oeste a sul, norte a leste
por tudo que nos deu
mostra o teu perfil
é o orgulho do Brasil
Os pontos turísticos da cidade:
Afrescos Capela Santa Casa:
São pinturas que retratam passagens bíblicas do Novo Testamento feitas nas paredes e no teto da capela. É um trabalho assinado pelo artista romeno Emeric Mercier. A visitação do local, que fica na Vila Assis Brasil, pode ser feita às quintas-feiras, às 15h, horário da missa aberta ao público.
Igreja Matriz Imaculada Conceição:
Localizada na Praça Monsenhor Alexandre Árminas, 01, no Centro. A capela que deu origem à Igreja foi erguida em 1937 e elevada a Matriz em 1954. Suas paredes têm revestimento de diferentes pedras brasileiras e os vitrais representam a Eucaristia.
Parque da gruta de Santa Luzia:
Abriga nascentes do Rio Tamanduateí e está localizado à Rua Luzia da Silva Itabaiana, 101, no Jardim Itapeva. A entrada é gratuita e fica aberto para visitação de segunda a segunda, das 7h às 17h.
Teatro municipal:
O espaço é fruto da efervescência cultural, além do surgimento de várias companhias teatrais. Foi inaugurado em 10 de dezembro de 2001. A bilheteria atende o público de terça-feira a domingo, das 14h às 19h. Em 2010, o Teatro foi tombado como patrimônio material pelo Condephaat-MA.
...