A Coca-Cola Brasil
Por: Valeska Paiva • 23/5/2018 • Monografia • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 323 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A The Coca-Cola Company foi criada para beneficiar e "refrescar" todos os consumidores há 125 anos.
Criada no ano de 1886, hoje a Coca-Cola é uma das mais bem-sucedidas empresas fornecedoras de bebidas, também é a 13ª marca mais valiosa do mundo, a empresa Coca-Cola é composta por nove grupos parceiros de fabricantes, o Sistema emprega diretamente 69 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. O Sistema Coca-Cola Brasil está empenhado em incentivar iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que opera. Para isso, conta com uma plataforma de valor compartilhado, o Coletivo Coca-Cola, que já impactou a vida de mais de 130 mil pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa.
A Coca-Cola Brasil é uma das pioneiras no mundo na utilização em larga escala de refrigeradores de CO2, um gás existente na natureza e menos agressivo que o Hidrofluorocarbonetos (HFC).
A Coca-Cola tem como princípios e valores: Inovação, Liderança, Responsabilidade, Integridade, Paixão, Colaboração, Diversidade e Qualidade. Pensando sempre no sucesso da empresa, e no bem-estar de seus colaboradores e consumidores.
2. HISTÓRICO
A Coca-Cola foi inventada em 29 de março de 1886, pelo farmacêutico John pemberton na farmácia Jacobs que fica na cidade de Atlanta na Geórgia, a princípio ela era um remédio patenteado, porém posteriormente o empresário Asa Griggs Candler adquiriu a Coca-Cola e a divulgou fazendo com que a bebida dominasse o setor dos refrescos por todo o século XX.
Quando a bebida ficou fortemente famosa no ano de 1886, o seu criador recebeu uma proposta para vende-la em todo os Estados Unidos, e acabou aceitando, recebendo pela fórmula de seu produto escassos 2300 dólares, logo após a compra da Coca-Cola pelos Estados Unidos uma onda de fábricas engarrafadoras foram abertas para produzir a bebida. Mais tarde, dois advogados compraram a empresa e fizeram com que a Coca-Cola se espalhasse por todo o mundo. Foi criada então a The Coca-Cola Company.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi feita uma promessa às forças armadas dos Estados Unidos pelo presidente da Coca-Cola Company, Robert Woodruff, onde dizia que todos os soldados americanos poderiam matar a sua sede pagando apenas 5 cents.
Em 1941, foi fabricada em Recife o primeiro refrigerante em solo brasileiro, e então a capital de Pernambuco até Natal formou o que foi chamado de “Corredor da Vitória”, sendo uma parada obrigatória das embarcações e de outros veículos militares que saiam para a Europa em guerra.
Em 1945 foi estabelecido no Brasil o sistema de franquia, que já era um grande sucesso nos Estados Unidos desde o início do século. Foi autorizado a fabricação do produto à industrial de refrescos, do Rio Grande do Sul, e em seguida pela Spal Indústria Brasileira de Bebidas, de São Paulo.
No ano de 1964 foi lançada a Fanta Laranja, a segunda marca da Coca-Cola Brasil no país, já em 2005, a Coca-Cola Brasil adquiriu a empresa Sucos Mais e diversificou sua linha de marcas e produtos. No mesmo ano: o Sistema Coca-Cola Brasil conquistou a “Woodruff Cup” por ter a operação de melhor desempenho da The Coca-Cola Company no mundo. Já o Instituto Coca-Cola Brasil ganhou destaque atuando no tripé Educação, Meio Ambiente e Vida Saudável. A Coca-Cola reduziu a quantidade de água por litro de bebida produzida, tendo um dos melhores índices do mundo.
Em 2016 foi anunciada a estratégia global de marca única, que, pela primeira vez na história da The Coca-Cola Company, reúne as versões da marca Coca-Cola em uma única campanha criativa: “Taste the feeling”, ou “Sinta o sabor” no Brasil, em que permite ao consumidor escolher a Coca-Cola que mais se adapte a seu gosto e estilo de vida. Ainda no mesmo ano (maio), foi lançada no Brasil a Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares. Em junho, a The Coca-Cola Company e a Coca-Cola FEMSA anunciaram acordo de compra do negócio de bebidas de soja AdeS, com operações na América Latina, inclusive no Brasil.
Nos dias atuais, o sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país produzindo e comercializando em sete segmentos
...