TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepção de Território

Por:   •  31/5/2018  •  Resenha  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Território

 Os territórios formam-se a partir do espaço mediante a projeção de trabalho, marcado pelas relações de poder, em qualquer nível e pelos modos de produção que os caracteriza.

O conceito de território nunca está pronto, haja vista que está sempre em transformação, sendo descrita como resultado do processo histórico da sociedade, e é também condição para que as relações sociais se concretizem, se tornando um território vivo.

É necessário que os sujeitos se apoderem do território, o que implica um processo de identificação com os diferentes lugares e particularidades históricas e políticas desses lugares, possibilitando assim uma participação mais efetiva. É, portanto, o espaço de aprendizado e conquista de cidadania.

É nele que se processa a vida social e nele tudo possui interdependência, acarretando no seu âmbito a fusão entre o local e o global.Como decorrência, as equipes do programa de  Saúde da Família precisam conhecer a realidade do território em suas várias dimensões, identificando as suas fragilidades e possibilidades, figurando-a como algo vivo e dinâmico.

Um território é determinado pelas diferentes funções espaciais ou pelos diferentes usos espaciais. Revela também as condições de acesso aos serviços de saúde, exposição a fatores de risco, exclusão sócio espacial, entre outros fatores determinantes das situações de saúde em grupos sociais.

O território é um espaço por excelência onde podemos perceber apreender, sentir, identificar, mas, o que é mais importante, é intervir nas condições e vivências objetivas de exclusão, construindo condições de inclusão.

Na concepção de saúde, o espaço deve se constituir o lugar da promoção da saúde, por intermédio da solidariedade, onde vários sujeitos sociais sejam os profissionais da saúde, profissionais de outros setores, movimentos populares, ONGs, conselhos, dentre outros, e o Estado, atuam coletivamente com a intenção de promover a melhoria das condições de vida e de saúde.

Por fim, a participação de todos os atores sociais, especialmente a comunidade, na formulação, implementação e o controle das políticas tem consequências muito importantes para o desenvolvimento de projetos sociais e na construção de identidades dentro do território.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com