TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção de Conceitos Matemáticos e a Prática Docente

Por:   •  8/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade

           A construção de conceitos matemáticos e a prática docente

        Os conteúdos matemáticos estudados nesse livro decorrente aos capítulos estudados são relativos aos números, como na aritméticas, frações, conceitos geométricos, ensino a matemática junto com o processo cognitivo de assimilação e acomodação. Desenvolvendo conceito pelo qual passa os alunos em novas descobertas e invenções.

        O processo dialético construtivo é observado na relação entre professor e aluno, o ensinar e aprender, para não confundir a cabeça dos docentes.Visando assim a importância do ensino matemático para o cotidiano.

        Acreditamos que a matemática é a ferramenta que melhor descreve nosso mundo,em outras palavras a matemática é um ente vivo que faz parte da vida da gente. Para entender matemática não se deve pular etapas,mais segui-la conforme sua evolução. Sendo que no passado  para compreender as contagens dos números era através de pedras ,colocava-se uma pedra para cada animal e no final do dia eram recolhidas essas pedras ,se estivesse faltando alguma pedra é porque algum animal tinha sumido . Logo veio a contagem por meio de agrupamentos de dois em  dois , três em três , facilitando a vida cotidiana.

        Segundo Piaget  o importante da educação não é aprender o Maximo ,mais assimilar os resultados do aprender do desenvolver, dando assim continuidade na escola,porque é necessário que a criança adquira seus próprios conhecimentos com operações que é capaz de fazer sobre a realidade usando o raciocínio lógico – matemático.

        Com o passar dos podemos entender melhor as contagens dos números, com base nesses três grandes pilares: decimal, valor posicional e como representar o zero.

        Também assim facilitar o aprendizado das crianças fazendo com que elas entendam que na coluna A existem tantos elementos como na coluna B.As crianças que não conseguirem  acompanhar esse raciocínio não estão prontas para se aprofundarem no mundo da matemática.

        Tendo esses conhecimentos os alunos estão prontos para receber as primeiras noções  de adição e subtração ex: reunir, implica na reunião de objetos,tirar, ação de tirar objetos, ou mencionar historinhas que possam interagir mais com as crianças, como contagem de figurinhas,ex: Maria tem dez figurinhas e emprestou cinco para Pedro com quantas figurinhas Maria ficou? entra ai a subtração , fazer jogos entre os grupos dentro da sala de aula , fazendo com que os alunos trabalhem a capacidade metal fazendo contas de cabeça. Sabendo efetuar bem essas contas elas estão prontas para entrarem no mundo da divisão e multiplicação,que nada mais é adicionar uma quantidade de parcelas, iguais ou não ,basta ter um bom conhecimento na tabuada para facilitar o aprendizado,assim o aluno ira gostar do que esta aprendendo.

        Observamos que alguns alunos tem dificuldades em aprender, como frações e números fracionários e como se torna difícil entender que 1/3 e maior que 1/4, uma dica importante que esse tipo de fração não é preciso aprender só na escola ela pode ser estudada em casa com uma simples receita de bolo, ou como dividir um sanduíche em duas partes ,sendo abordada de forma mais natural para o aprendizado.

        Já o papel da geometria na matemática tem uma função importante para carpinteiros,marceneiros e metalúrgicos. O ensino da geometria para os alunos auxilia na formação e no desenvolvimento cognitivo das crianças,ela é encarada como uma mera coleção de formulas de áreas e volumes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com