A DIVERSIDADE CULTURAL E O PROBLEMA SÓCIO-AMBIENTAL
Por: Kureka • 29/8/2018 • Projeto de pesquisa • 733 Palavras (3 Páginas) • 304 Visualizações
ODIVALDO MENDES DE MORAES
PROJETO - A DIVERSIDADE CULTURAL E O PROBLEMA SÓCIO-AMBIENTAL.
IGARAPÉ-MIRI/PA
2018
Autor: PROF. ODIVALDO MENDES DE MORAES
Esp. em Educação Ambiental – Com ênfase em espaços Educadores Sustentáveis
Esp. em Educação Global - com ênfase em Ética e Educação.
A DIVERSIDADE CULTURAL E O PROBLEMA SÓCIO-AMBIENTAL.
1. OBJETIVOS
1.1 OBJETIVO GERAL
- Promover uma discussão com alunos, acerca da diversidade étnica, social e cultural de nosso município, a fim de colaborar com o processo de preservação do meio ambiente respeitando as populações tradicionais garantido assim uma melhor qualidade de vida para todos.
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos de proteção ao meio ambiente, seja em casa, seja na escola, e por onde eles forem;
- Enriquecer o currículo escolar com a exploração do tema “educação ambiental e diversidade cultural”;
- Estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos a fim de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Escola;
- Promover o interesse e participação das comunidades nas ações e projetos da Escola;
- Entender a relação do homem com o seu habitat, com seu grupo, utilizando dos recursos de que dispõe para a sua sobrevivência.
APRESENTAÇÃO.
A forma como nos relacionamos com o meio ambiente à nossa volta está diretamente ligada à qualidade de vida que nós temos. Dessa forma, é função da Escola usar intensamente o tema em questão de forma transversal através de ações reflexivas, práticas ou teóricas, para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira, desde a mais tenra idade, a responsabilidade e respeito para com a natureza.
Praticar Educação Ambiental é, antes de mais nada, gostar de si, do seu próximo e da natureza à nossa volta. Ter consciência ambiental é reconhecer o papel que cada um de nós tem na proteção de todos os lugares onde a vida nasce e se organiza.
É ver as crianças e os adultos subirem nas palmeiras de açaí e descerem com um enorme cacho de frutos negros e ver a palmeira intacta e o caboclo olhar para cima e dizer que na próxima semana virá buscar o outro cacho. SILVA (1994).
É querer auxiliar as pessoas ao nosso redor. É reconhecer a necessidade de vivermos em harmonia com a terra, as águas, as plantas, os animais e todas as demais formas de vida.
Portanto, através da execução desta proposta a cerca da Educação Ambiental e a diversidade cultural na Escola espera-se criar condições favoráveis para garantir o envolvimento e participação de todos (Escola, família e comunidades), utilizando-se para isso de múltiplas ações que visam melhorar a qualidade de vida e orientar o uso racional dos recursos e serviços que a natureza nos dispõe.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido a partir do processo holístico de educação ambiental, no qual serão criados momentos para a execução das etapas propostas.
...