A ESTRUTURA SOCIAL DAS EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
Artigos Científicos: A ESTRUTURA SOCIAL DAS EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizclaudio • 9/10/2013 • 829 Palavras (4 Páginas) • 592 Visualizações
EVOLUÇÃO HISTÓRICA E ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA
INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA NA ADMINISTRAÇÃO
A história do catolicismo está ligada à expansão do Império Romano. A igreja católica teve grande influência na organização da Administração como ciência, por ter sido a entidade formal mais antiga do mundo. Tendo desde o início, proposto alguns problemas de soluções interessantes.
No segundo século d. C. e com o crescimento da fé cristã, os líderes reconheceram a necessidade de definir objetivos, a doutrina e a conduta das atividades cristãs, instituindo regras de funcionamento e resultando numa grande organização religiosa, concentrada na autoridade do Papa.
Essa organização centralizada originou uma grande pressão, ocasionando a cisão das igrejas Ocidental e Ortodoxa (1054 d. C). Mais tarde a reforma protestante, propiciou outros rachas no tamanho da igreja. A história da Igreja Católica são exemplos para os gerentes modernos, que gostam de implantar políticas de doutrinas centralizadas, mas que preservam a administração descentralizada.
A partir do século XVI, sua propagação se acentua com a colonização europeia da Ásia e da América. A administração está estruturada em regiões geográficas autônomas, as dioceses, dirigidas por bispos subordinados ao papa. A influência da organização da Igreja Católica na evolução histórica da ADMINISTRAÇÃO foi primordial, apesar de que, por muitos séculos, a igreja não influenciou outras organizações. Mooney teorizou que a única explicação plausível pelo desinteresse geral no estudo da organização da igreja, foi a falta de ideias dos estudiosos da Administração em aplicar por exemplo, o princípio da assessoria, que foi tão importante para a igreja católica.
Na sequência apresentamos, para melhor entendimento e a título de ilustração, um fluxograma que discrimina a hierarquia da igreja em todo o mundo, onde podemos observar que, apesar do tamanho da Igreja Católica, as linhas de comando são bastante enxutas, como segue:
http://formacaodecatequistas.blogspot.com.br/2008
Assim podemos concluir, que apesar da grande cisão com a Igreja Ortodoxa no século XI, a Igreja Católica com uma eficiente administração central, com diversas assessorias criadas ao longo dos séculos. Com uma organização simples, eficiente, rica e com esse modo de administrar, possibilitou a igreja a introduzir-se pelo mundo, sem concorrência, até o século XVIII, quanto começaram a surgir as igrejas Protestantes.
Fontes:
Ildaberto Chiavenato - Livro Adm. nos novos tempos. Ed.Elsevier
Leon c. Mosley Megginson - Administração - Conceito e Aplicação.
Ed. Harbra
Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. Ed Atlas
http://formacaodecatequistas.blogspot.com.br/2008 - Acessado em 24/02/2013 às 16:38
LUIZ CLAUDIO FERNANDES lzclau@hotmail.com
INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO MILITAR
A Organização Militar influenciou muito o desenvolvimento das teorias da Administração. Como a organização linear (que tem suas origens na organização militar dos exércitos do período medieval), o principio de comando (no qual o subordinado só pode ter um superior), a escala de hierarquia, ou seja, a escala de nível de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade é tipicamente um aspecto da Organização Militar.
Com o passar dos tempos à medida que as operações militares aumentaram surgiu a necessidade de delegar autoridade para os níveis mais baixos dentro da Organização Militar. Ainda na época de Napoleão, com as batalhas de maior alcance, inclusive a nível continental o comando
...