A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Exames: A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: konarzewski • 14/5/2014 • 9.735 Palavras (39 Páginas) • 638 Visualizações
A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
1 INTRODUÇÃO
. A Gestão de Pessoas vem sofrendo profunda transformação ao longo dos tempos quer em termos de terminologia quer em termos de conteúdos e processos de gestão
Este artigo referencia às várias abordagens desenvolvidas por diversos autores nas últimas décadas, desde as relações industriais até aos nossos dias, ou seja, até à era da informação.
A área de Gestão de Pessoas deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar uma atividade de importância estratégica dentro das organizações. Há décadas atrás, o Departamento de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista, no qual o empregado se limitava à execução das tarefas, à obediência ao chefe e ao controlo centralizado. Hoje em dia o cenário alterou-se profundamente, os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fato com uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controlo, tarefa e obediência.
A gestão atual de pessoas visa à valorização dos profissionais e do ser humano, privilegiando o desenvolvimento pessoal e a criatividade. É de salientar a importância dos líderes em todo o processo de mudança e adaptação à nova realidade da Gestão de Pessoas.
O mundo está a mudar a uma velocidade incrível, nunca antes vista e com uma intensidade cada vez maior. Vários foram os fatores que contribuíram para esta mudança, nomeadamente de ordem econômica, tecnológica, social, política, demográfica, etc. Dentro deste contexto, uma das áreas organizacionais que mais sofreu com estas mudanças, foi a Área de Recursos Humanos. As mudanças são tantas que até o nome têm mudado ao longo dos tempos. A denominação de Recursos Humanos tem sido substituída por termos como Gestão de Talentos, Gestão do Capital Intelectual, Gestão de parceiros ou Colaboradores e até por Gestão de Pessoas.
A história da Gestão de Pessoas é relativamente recente, tudo começou com a Revolução Industrial e veio refletir com grande impacto nos nossos dias, num ambiente competitivo e dinâmico que caracteriza a Era da Informação.
A Gestão de Pessoas tem evoluído ao longo do tempo, sendo que nos últimos anos esta evolução tem sido marcada por uma série de progressos nas mais diversas áreas, numa escala sem precedentes na história da humanidade, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento das organizações e das pessoas que nelas trabalham.
2.1 OBJETIVOS GERAIS
2.2 Os subsistemas de recursos humanos e o modo como eles funcionam basicamente são:
A) PROVISÃO
Pesquisa de RH – Tem o intuito de verificar constantemente como anda o mercado de trabalho, como os concorrentes estão tratando os seus próprios funcionários no que diz respeito ao salário, benefícios, ambiente de trabalho, qualidade de vida, clima organizacional e tudo aquilo que envolva as práticas do RH.
APLICAÇÃO
Análise e descrição do cargo – São os requisitos básicos que o ocupante do cargo deve ter para o desenvolvimento adequado de suas atividades muitas vezes esses requisitos estão contemplados dentro de conhecimento, habilidade e atitude CHA.
MANUTENÇÃO
Planos de benefícios – São planos que devem atender as necessidades dos funcionários e devem ser negociados diretamente com o mesmo, um dos objetivos dos planos de benéficos é estimular e motivar os funcionários a continuarem trabalhando na empresa.
DESENVOLVIMENTO
Treinamento – Treinar as pessoas adequadamente para exercerem corretamente as suas funções dentro da empresa, também identificar futuras necessidades de treinamento tanto com relação à atualização e aperfeiçoamento constante das mesmas atividades quanto às necessidades de treinamento em atividades futuras.
MONITORAMENTO
Banco de dados – Manter sempre um banco de dados atualizado, para evitar na medida do possível que um cargo fique vago por muito tempo dentro da organização.
B) DISCIPLINAS DO CURSO:
* RELAÇÕES INTERPESSOAIS
*TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
*TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO
* ANÁLISE ECONÔMICA E SOCIAL
*GESTÃO DE PESSOAS
*COMUNICAÇÃO, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL.
*ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
* PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DO TRABALHO
*LEGISLAÇÃO E PRATICA TRABALHISTA
*AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS
*ETICA, POLITICA E SOCIEDADE.
*RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E REMUNERAÇÃO.
*METODOLOGIA CIENTÍFICA
*QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA DO TRABALHO
*DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL
*DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
*GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
*GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E EMPREGABILIDADE
*DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
*PLANEJAMENTO DE CARREIRAS
C) TEMAS EMERGENTES:
Quando se debate a respeito da origem da preocupação com os recursos humanos nas
Organização não existe uma única corrente. Todavia, de acordo com Tonelli, Lacombe e.
Caldas (2002, p. 60), “é preciso lembrar que a função de RH não surgiu da ‘descoberta’ do ser”.
“Humano nas organizações”. Assim como a gestão organizacional não viveu uma transição da
Era mecanicista para uma era humanista a partir do surgimento da função e
...