A EXECUÇÃO DO PDDE NO MUNICÍPIO DE MARECHAL FLORIANO
Casos: A EXECUÇÃO DO PDDE NO MUNICÍPIO DE MARECHAL FLORIANO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lindoval • 8/10/2014 • 753 Palavras (4 Páginas) • 528 Visualizações
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Jacilene Aparecida Ludwig Rodrigues Uliana
A EXECUÇÃO DO PDDE NO MUNICÍPIO DE MARECHAL FLORIANO
Maria Rosineide Salvador
Marechal Floriano
2014
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Jacilene Aparecida Ludwig Rodrigues Uliana
A EXECUÇÃO DO PDDE NO MUNICÍPIO
DE MARECHAL FLORIANO
Trabalho Final de conclusão do Curso do PDDE no Âmbito do Programa Formação pela Escola.
Maria Rosineide Salvador
Marechal Floriano
2014
COMUNIDADE ESCOLAR: elaborando prioridades, visando à transparência.
SUJEITOS:
Escola, gestores, pais, professores, alunos, secretário escolar, tesoureiro, representantes da comunidade escolar.
SITUAÇÃO PROBLEMA:
Geralmente os problemas existentes na escola e comunidade escolar, na sua maioria devem-se ao desvio de recursos de custeio e capital. Os recursos são mal administrados e como em toda e qualquer unidade pública não há controle de fiscalização nem cobrança por parte de órgãos superiores executores.
Muitas vezes a comunidade escolar é passiva e não conhece a quantidade de recursos e nem qual seja o seu destino. Como em qualquer órgão, escola, associação, geralmente os representantes não socializam com seus membros como, quando e com quanto à instituição é beneficiada com os recursos do PDDE, PDE e outros.
A comunidade escolar, mesmo os mais próximos que estão dentro da escola não tem participação no planejamento e nas decisões de como investir as verbas que são destinadas pelos programas para melhoria da escola e de toda comunidade escolar. Nem mesmo sabem de qual programa participam e que se beneficiam.
Frequentemente os secretários, tesoureiros e outros representantes assinam papéis sem nem mesmo saber o que e porque estão assinando, e assim não percebem que estão contribuindo para o aumento da desigualdade social.
Precisa ter respeito pelos bens públicos, justamente porque é público e são impostos pagos pela sociedade que estão em jogo. É necessário gerir com responsabilidade, pois tudo não deixa de ser patrimônio público que a qualquer momento pode cair em mãos erradas, como acontece muitas vezes e acaba tendo um fim diferente do que foi destinado. Para evitar que isso ocorra, os recursos devem ser descentralizados corretamente, dando a eles seus verdadeiros destinos.
A educação tem o poder de transformar o individuo, formando homens de conhecimento de seus direitos e valores morais. A escola não é um depósito de pessoas sem alternativas. É nela que a formação de pessoas realmente acontece fazendo capazes de se reconhecerem como verdadeiros cidadãos, reconhecendo suas necessidades e elegendo suas prioridades com transparência, responsabilidade e cidadania.
OBJETIVOS:
Geral:
Priorizar
...