A Economia De Meio Ambiente
Casos: A Economia De Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tayne • 9/4/2013 • 373 Palavras (2 Páginas) • 494 Visualizações
A economia do meio ambiente
A Economia Ambiental, ou Economia do Meio Ambiente, fundamenta se na teoria neoclássica, segundo a qual os distúrbios ambientais são conseqüência das imperfeições de mercado. Uma vez corrigidas essas imperfeições, via avanços tecnológicos e novos preços que incorporem os custos ambientais, o mercado promoverá, gradualmente, o equilíbrio.
Esse ato, além de revelar deficiências educacionais e comportamentais de quem o pratica, é um excelente exemplo de como socializar. Tornar públicos. Custos privados.
Os custos internos de manuseio e disposição adequada do lixo são transformados em externalidades negativas para outros. Essa solução simples resolve o problema do lixo apenas dentro da perspectiva ambiental, de quem praticou a ação que com esse gesto, manteve o seu quintal limpo.
Economia do Meio Ambiente é também denominado Economia da Poluição e constituído objeto desta parte da análise. As economias internas relacionam-se mais diretamente à escala e à organização da produção, enquanto as economias externas são o resultado da localização da produção e seus efeitos sobre a concentração de empresas e sobre o espaço próximo a elas.
Dentro das empresas foi visto o quanto é necessário a implantação de medidas de economia ambiental tanto por causa do marketing verde quanto para o crescimento do estabelecimento no mercado socioeconômico.
Uma medida implantada foi à instalação de coleta seletiva, que nada mais é do o recolhido e separação dos materiais, conforme sua classificação, para serem reciclados e que permitem a diminuição do lixo para disposição final. Muitas empresas incentivam e conscientizam seus funcionários para a reciclagem e preservação do meio ambiente.
Quando estes resíduos são separados, logo em seguida são vendidos e o dinheiro é juntado e convertido para festas ou ainda para melhorias da própria empresa e para os funcionários.
Outra maneira é a criação de reservatórios de água para que possa ser feito o tratamento desta água já utilizada e fazer a reutilização para outra atividade ou ate para a mesma, dependendo da atividade da empresa.
Outros exemplos são: a utilização de papel reciclado, o reflorestamento de área degradada, etc.
Qualquer tipo de economia ambiental, trás diversas vantagens para a empresa e para o meio ambiente. A economia ambiental por se tratar de um “recente assunto”, muita não sabe o que significa e os bens que pode trazer para a sociedade.
...