A Economia Europeia E O Dilema Do Prisioneiro
Artigos Científicos: A Economia Europeia E O Dilema Do Prisioneiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alkhimia • 18/3/2015 • 355 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
A ECONOMIA EUROPÉIA E O DILEMA DO PRISIONEIRO
O dilema do prisioneiro é um problema da Teoria dos Jogos, foi formulado por Merrill Flood e Melvin Dresher, é um exemplo de problema de soma não nula. Cada jogador, de modo independente, quer aumentar ao máximo sua própria vantagem sem se importar com o resultado do outro jogador. Neste cenário cada jogador é incentivado, individualmente, a defraudar o outro. Este é o ponto chave do dilema. Joga-se repetidamente oferecendo a cada jogador a oportunidade de castigar o outro jogador pela não cooperação em jogos anteriores. Assim, o incentivo para defraudar pode ser superado pela ameaça do castigo, o que conduz a um resultado melhor, cooperativo. A forma clássica é apresentada da seguinte forma:
Dois suspeitos, A e B, são presos pela polícia. A polícia tem provas insuficientes para os condenar, mas, separando os prisioneiros, oferece a ambos o mesmo acordo: se um dos prisioneiros, confessando, testemunhar contra o outro e esse outro permanecer em silêncio, o que confessou sai livre enquanto o cúmplice silencioso cumpre 10 anos de sentença. Se ambos ficarem em silêncio, a polícia só pode condená-los a 6 meses de cadeia cada um. Se ambos traírem o comparsa, cada um leva 5 anos de cadeia. Cada prisioneiro faz a sua decisão sem saber que decisão o outro vai tomar, e nenhum tem certeza da decisão do outro. A questão que o dilema propõe é: o que vai acontecer? Como o prisioneiro vai reagir?
O fato é que pode haver dois vencedores no jogo, sendo esta última solução a me-lhor para ambos, quando analisada em conjunto. Como cada prisioneiro não pode se comuni-car com o outro e eles são incentivados a se comportar de forma egoísta e individualista, ja-mais vão adotar a solução que melhor favoreça ambos.
A situação econômica européia, como a dos demais países em crise se assemelha ao dilema do prisioneiro. A economia dos países é sustentada pela arrecadação de tributos. A economia das empresas é sustentada pela vendas de seus produtos. A economia das famílias é sustentada pelo emprego. No cenário esbiçado pela mídia os países não se comunicam com as empresas na busca
...