TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia de Liechtenstein

Por:   •  3/5/2018  •  Abstract  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

Apresentação do país

O país Liechtenstein fica na Europa, próximo a Suíça e da Áustria, tem um clima frio chegando a temperaturas negativas, a língua oficial é o alemão e a moeda é o franco suíço e o governo é uma monarquia constitucional, sua população é de 34 521 hab. (estimativa) e sua capital é Vaduz.

Liechtenstein se diferencia da Alemanha e Áustria por ser um microestado sendo tido como um dos mais ricos do mundo e constantemente citado como uma das nações onde a lavagem de dinheiro (ou branqueamento de capitais) ocorre frequentemente.

Economia de Liechtenstein

Apesar de ser pequeno na área geográfica e de possuir recursos limitados, o Liechtenstein é um dos estados mais ricos do mundo e um dos poucos países no mundo com mais empresas e/ou companhias internacionais por habitante. Tem um desenvolvimento próspero, e é altamente industrializado.

O seu PIB é de US$ 2,498 bilhões (estimativa)

Com um escasso território, o Liechtenstein importa quase tudo o que consome. Mais de 90% da sua energia é importada. Inclusive, as matérias primas para a sua desenvolvidíssima indústria resultam da importação. Mas a sua poderosa indústria permite que as exportações superem eficazmente as importações.

Cultura

Uma região marcada pelas culturas suíça, austríaca e alemã, o Liechtenstein cresceu sob grande influência das três, sendo que a sua própria cultura se assemelha e espelha nesses países. Toda a cultura está muito ligada ao clima frio da região montanhosa. O seu principal monumento é o Castelo de Vaduz. Fortalezas intemporais, de incorruptível aspecto, ergueram-se sobre as escarpas verdes e rochosas na Idade Média e mantêm-se até hoje, em pleno estado de conservação. A música e o teatro assumem já um papel de destaque. Existem várias instituições que os promovem, e, no panorama artístico mundial, o país surge na música como uma referência contemporânea a ter em conta.

O design de moda, no país, é quase inexistente, sendo que o Liechtenstein ainda não abriu as suas fronteiras à entrada desta indústria. No entanto, os têxteis imperam na indústria no país e assumem um papel importante na economia do país.

No âmbito das artes decorativas, atualmente o país dá grandes passos no panorama europeu, através de mostras das coleções dos seus importantes museus.

Saúde

O Sistema de Saúde do Liechtenstein é muito eficiente e tecnologicamente avançado, comparável ao suíço. Boa parte dos fundos governamentais do país são investidos na manutenção dos aparelhos de saúde distribuídos pelo país e em novas tecnologias, para fornecer aos cidadãos um sistema de saúde bom e eficaz.

O principal hospital do país é o Hospital Nacional, localizado em Vaduz. Parte dos médicos ativos no país são estrangeiros, maioritariamente suíços. Os serviços farmacêuticos estão resguardados para os cidadãos, sendo que estes dispõem de várias farmácias pelo país.

Para quem visite o país, somente terá que ter a vacina do tétano em dia. A malária, a febre amarela, a febre tifoide ou a difteria, entre outras, não constam na lista de vacinas obrigatórias.

Apta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com