A Educação Matemática
Por: Col . Francisco Estadual • 26/6/2016 • Projeto de pesquisa • 10.090 Palavras (41 Páginas) • 180 Visualizações
- INTRODUÇÃO
A Educação Matemática vem sofrendo mudanças através das gerações e visando as dificuldades de prender a atenção dos alunos por parte dos docentes de Matemática, e constatando-se a necessidade de tornar as aulas mais atrativas e a transmissão de conhecimentos mais significativa, é que este trabalho foi elaborado.
Tendo observado os aspectos citados, despertou-se o “interesse” em encontrar possíveis soluções aliando Métodos e Técnicas de Ensino a conteúdos Matemáticos.
Sendo assim, este trabalho tem como objetivos: conhecer alguns Métodos e Técnicas de Ensino, aplicar tais métodos a conteúdos de Matemática, propor ferramentas de ensino como meio auxiliar de ensinar Matemática, realizar uma entrevista com docentes de Matemática com o intuito de descobrir quais métodos por eles são usados, analisar os dados coletados na entrevista para conhecer a realidade de hoje nas escolas, e por fim propor a aplicação destes métodos como alternativa para ensinar Matemática.
Para desenvolver o presente tema aplicou-se a Metodologia, a partir da observação de aulas de Matemática e a dificuldade dos professores em tornar suas aulas mais atraentes. Da mesma forma observou-se o desinteresse e o horror dos alunos pela Matemática. A partir daí, utilizou-se os métodos e técnicas didáticas como opção para resolver os aspectos acima expostos.
Sabendo-se que tais métodos e técnicas são pouco utilizados, desenvolveram-se alguns exemplos de como utilizá-los com conteúdos matemáticos de diferentes séries, fazendo assim com que nossos docentes consigam adequar tais conceitos a conteúdos, levando em consideração as necessidades encontradas em suas turmas. A metodologia explorada foi a Matemática do cotidiano.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Métodos de Ensino
2.1.1 Origem dos Termos Metodológicos
A palavra método vem do latim, methodus que por sua vez, tem origem no grego, das palavras meta (meta = meta) e hodos (hodos = caminho). Portanto método quer dizer caminho para se alcançar uma determinada meta, dentro do contexto da educação método significa caminho para levar o conhecimento ao educando.
A palavra técnica também originada do latim, technicus, que quer dizer relativo à arte ou conjunto de processos de uma arte ou de uma fabricação. Em outras palavras, técnica quer dizer como fazer algo.
Assim método indica o caminho e técnica mostra como percorrê-lo. Assim método e técnica determinam os passos a serem tomados para que se chegue ao resultado esperado, ou seja, conduzem o pensamento e as ações para se obter maior eficiência no que se deseje realizar.
2.1.2 Tipos de Métodos de Ensino
A partir dos conhecimentos citados acima os métodos de ensino podem ser classificados pelos seguintes tipos:
2.1.2.1 Método Expositivo
Este método consiste na apresentação oral de um tema logicamente estruturado, onde o recurso principal é a linguagem oral.
A exposição tem duas posições didáticas, as quais:
- Exposição dogmática, em que a mensagem transmitida não pode ser contestada, devendo ser aceita sem discussões;
- Exposição aberta, em que a mensagem apresentada pelo professor é simples pretexto para desencadear a participação da classe, podendo haver, assim, contestação, pesquisa e discussão sempre que oportuno e necessário.
A aplicação do método expositivo requer algumas aptidões, entre elas, o bom preparo no assunto exposto, capacidade de expressão verbal, capacidade para prender a atenção dos envolvidos, capacidade de dramatização e capacidade de síntese. A exposição é de uso indispensável em qualquer nível de ensino, pois muitos assuntos necessitam da apresentação verbal para serem assimilados com êxito.
Os objetivos da exposição podem ser expressos da seguinte forma:
- A transmissão de informações e conhecimentos, com um mínimo desperdício de tempo;
- A transmissão de experiências e observações pessoais;
- A economia de tempo quando há urgência em transmitir uma determinada informação;
- A motivação de um grupo a continuar com os estudos mais aprofundados sobre determinado tema;
- A possibilidade de resumos de temas extensos e difíceis, que, de outra forma, seriam de abordagem custosa e problemática.
- E por fim para melhor eficiência do método expositivo deve-se ter cuidado por parte do expositor quanto ao tempo, ao uso do quadro-negro e à atenção do público.
2.1.2.2 Método de Problemas
O método de problemas tem como principal característica propor situações problema aos alunos, onde os quais deverão realizar pesquisas, revisões ou até mesmo reestudo do assunto para alcançar a solução satisfatória para o problema em questão. Para tanto este método se atém ao raciocínio, à reflexão, ou seja, seu trabalho todo é realizado em cima de idéias e nunca sobre coisas.
Para que a proposta deste método seja eficaz são necessários alguns passos os quais:
- Definição e delimitação do problema;
- Coleta, classificação e critica de dados;
- Formulação de hipóteses;
- Crítica das mesmas e seleção de uma, julgada com mais probabilidades de validez;
- Verificação da hipótese escolhida.
Os objetivos deste procedimento pedagógico são:
- Desenvolver o raciocínio, excluindo a recepção de dados e soluções, e obrigando-os a procurá-los;
- Desenvolver aptidões para o planejamento, uma vez que o caminho para chegar às soluções precisa ser pensado e estruturado;
- Desenvolver a iniciativa, desde que o educando seja colocado diante de uma situação problemática para a qual tenha que encontrar uma saída;
- Levar o educando a trabalhar com base em hipóteses, cuja verificação exige o exercício da reflexão, capacitando-o a tomar decisões, a julgar fatos e a apreciar valores;
- Provocar motivação, pela satisfação provocada pela solução, pela descoberta do conhecimento;
- Realizar maior fixação de aprendizagem;
- Facilitar a transferência da aprendizagem, isto é, favorecer a aplicação do aprendido em situações novas.
2.1.2.3 Método de Projetos
A intenção do Método de Projetos é levar o educando a projetar algo de concreto e executa-lo, podendo este ser feito individualmente ou em grupo, este método leva em consideração a prática e a aplicação concreta de conceitos, ou seja, parte de uma situação real e busca soluciona-las de forma prática. Para melhor realização do projeto os alunos devem participar efetivamente do processo analisando a situação, criando um projeto de solução e construindo ou executando este projeto, sempre com o auxílio de um professor.
...