A Educação Na Idade Moderna
Pesquisas Acadêmicas: A Educação Na Idade Moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manoel1978 • 20/8/2013 • 406 Palavras (2 Páginas) • 3.388 Visualizações
A pedagogia humanista foi elaborada com os pressupostos renascentistas: a valorização do homem enquanto um ser que pensa, sente e cria. Nesse sentido, quais as mudanças mais importantes nas escolas da Idade Moderna?
As mudanças mais importantes ocorridas nas escolas da Idade Moderna foram: No campo da pedagogia surge interesse em superar as contradições entre o pensamento religioso medieval e os anseios da secularização da burguesia. Educar torna-se uma questão de moda e uma exigência, segundo a nova concepção de homem, e os colégios proliferam-se, assim como os manuais para alunos e professores.
A pequena nobreza e a burguesia desejam educar seus filhos e os encaminham para as escolas, na esperança de melhor prepará-los para a liderança e a administração da política e dos negócios. Já as camadas populares, não têm seus interesses pela educação levados a sério. A meta da escola não se restringe transmissão de conhecimentos, mas na formação moral. É proposta uma nova hierarquia, estabelecimento das séries, a qual submete as crianças a uma severa disciplina inclusive a castigos corporais. O regime de estudos é de certo modo rigoroso e extenso. Não é abandonada a ênfase no estudo do latim, com frequente desprezo da língua materna.
Nesse período, desenvolveu-se também a educação religiosa reformada, proposta pelos protestantes. Em oposição educação proposta pelos protestantes surgiu o colégio dos jesuítas, o qual primava na formação dos mestres para que houvesse eficiência em sua pedagogia. O ensino nos colégios jesuítas seguia as regras do ratio studiorum (plano de estudos com as regras e normas de ensino). As ideias advindas do racionalismo e do renascimento científico influenciam os educadores, cada vez mais interessados pelo método e realismo em educação, baseado na experiência.
A principal tendência é a busca de métodos diferentes a fim de tornar a educação mais agradável e eficaz na vida prática. Nas escolas a língua materna se sobrepõe ao latim, apesar de persistir o ideal enciclopédico. A educação física também é valorizada. No século XVII, os esforços para institucionalizar a escola, se aperfeiçoam com a legislação referente à obrigatoriedade, aos programas, níveis e métodos.
Devido ao progresso da ciência e ante a decadência das universidades (exceto as da Alemanha) surgem as academias científicas, nas quais os cientistas se associam para a troca de experiências e publicações. Em relação à escola pública, no Renascimento, por inspiração da Reforma as escolas da Alemanha buscavam a universalização do ensino elementar como forma de propagar a fé religiosa.
...