A Educação Proibida
Por: AcsaMilena • 22/8/2016 • Resenha • 277 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
A Educação Proibida
O filme “A Educação Proibida” traz em pauta discussões a cerca da educação normatizada atual e propõe um novo modelo educativo.
A obra nos leva a uma reflexão sobre o sistema educativo atual, pois se percebe que este é um modelo arcaico que apresenta dificuldades em suprir as necessidades vigentes.
O modelo de educação vivido demonstra que seu objetivo é treinar e controlar a população, tornando-os robôs que sejam instruídos a servir interesses do sistema, sendo este, sistema político ou econômico. Por algumas vezes, se percebe uma tentativa de mascarar o antigo modelo de educação, porém este ainda encontra-se inserido de forma subliminar.
Os educandos são induzidos a competir entre si, mesmo que esta competição destrua valores essenciais para uma boa vivencia. Nota-se ainda que não há liberdade de escolha, pois as técnicas e normas impostas devem ser seguidas obrigatoriamente.
“A Educação Proibida” exibe uma gama de possibilidades para um novo modelo de educação que seja livre, respeita o processo de aprendizagem, o ensino prático, a integração, e principalmente a construção própria do mundo pelos educandos, que recebem da escola o suporte necessário que possibilitem a construção de adultos com opiniões e visões próprias sobre a sociedade, com a capacidade de não se tornarem marionetes do sistema.
Os educadores devem ser democráticos e induzirem os educandos a terem opiniões próprias, deixando o modelo ultrapassado de detentores do conhecimento conteudista.
Esse novo modelo proposto traz também a ideia de que é essencial a participação dos pais durante a vida escolar dos estudantes. As escolas precisam deixar de ser depósito de crianças, mas um local que esteja em parceria com a família dando suporte para a construção de adultos estáveis.
...