A Energia Sustentável
Por: KaueFelipe • 7/1/2019 • Relatório de pesquisa • 3.098 Palavras (13 Páginas) • 177 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL WILLY OSCAR KONRATH
Aisha Eduarda Inácio
Kauê Felipe Muller Soares
Vinicius Gabriel Schmidt
Energia Sustentável
Sapiranga
2018
Aisha Eduarda Inácio
Kauê Felipe Muller Soares
Victor Fetter
Vinicius Gabriel Schmdit
Energia Sustentável
Professora Orientadora: Gisele Cemim
Professor Coorientador: Alessandro Borges
Sapiraga
2018
Introdução
Neste trabalho, iremos tratar sobre energia sustentável, um tema muito discutido internacionalmente, apesar de não possuir tamanha ênfase no Brasil. O motivo pelo qual escolhemos este tema, é principalmente pelo fato de que os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) possuírem seus dias contados, com fim previsto para 2040, o que fará com que seja necessário encontrarmos outro modo de gerarmos energia e, atualmente, a melhor solução para este problema são as diversas formas de energia sustentável. Mas, você já pensou em como iremos fazer para obter energia após o fim dos combustíveis fósseis? Queremos mostrar que, a energia sustentável pode solucionar boa parte dos problemas atuais relativos à energia. Também temos o intuito de demonstrar para as pessoas que, a energia sustentável, além de possuir grande benefício econômico, também beneficia muito o meio ambiente, pois a maioria dos motores atuais (os movidos a combustão) liberam inúmeros gases que prejudicam o meio ambiente, como o gás carbônico que é o gás que mais contribui para o efeito estufa. Também queremos demonstrar que apesar do investimento inicial a energia solar e uma das melhores formas de se tornar totalmente independente energeticamente, analisar a importância de substituirmos os motores movidos a combustão e a importância de nos adaptarmos as diversas formas de energia sustentáveis, para que estejamos preparados para o futuro próximo em que os combustíveis fosseis já não existiram mais. Uma das coisas que nós percebemos é de que a maioria das pessoas optam por não investir em energia sustentável, pois atualmente, no caso da energia solar (que é a mais utilizada para uso doméstico e empresarial) o investimento inicial é bastante alto, apesar de um sistema com capacidade para uma casa mediana custar de dez a doze mil reais o que acaba por começar a trazer ‘’lucros’’ com quatro a seis anos de uso. Nós optamos por utilizar um pequeno gerador de energia sustentável (lanterna movida à manivela) para que conseguíssemos demonstrar para as pessoas que gerar energia não é algo tão complexo, mas que pode ser algo extremamente simples, apesar de que, para que gerássemos energia em grande escala, seria necessário que fosse utilizado um gerador em uma escala muito maior, apesar de que a lógica utilizada poderia ser a mesma.
DESENVOLVIMENTO
DEFINIÇÃO PARA ENERGIA SUSTENTÁVEL
Segundo Kisoltec (2016), energia sustentável tem por definição uma energia limpa e renovável, isto é, com zero ou muito pouco índice de emissão de dióxido de carbono, metano, ozônio e outros gases que causam o efeito estufa. A energia sustentável também tem como característica atender as necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. Atualmente, tem se focado bastante na melhora das tecnologias para geração, armazenamento e fornecimento da energia sustentável. Podemos dizer que o uso de fontes renováveis e a constante procura por capacidades energéticas são os pilares da energia sustentável atualmente.
FIM DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Segundo Dias (2017) um dos principais motivos pelos quais as energias sustentáveis estão em constante crescente, é sem duvida alguma, o fato de os combustíveis fósseis estarem próximos. E esta preocupação e sim necessária, pois em um futuro próximo, caso não sejam encontradas e exploradas formas de energia sustentável, haverá escassez de energia e, neste cenário, poderá haver conflitos para que sejam disputadas as reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral restantes no planeta.
INDEPENDÊNCIA ENERGÉTICA E CUSTO BENEFÍCIO
Segundo Kisoltec (2016) um dos principais benefícios da energia sustentável é o fato de que, após você instalar um gerador de energia sustentável, como no caso da energia solar, você se torna totalmente independente energeticamente, isto é, você não precisara se preocupar com a sua conta de luz. Nós buscamos no site Portal Solar por um orçamento para sabermos, em media, o valor de uma instalação e compra de um sistema para gerar energia solar e o mesmo custa em media, de dez a doze mil reais. Este valor acaba por ‘’se pagar’’ quatro a seis anos após a instalação.
ENERGIA SUSTENTÁVEL NO BRASIL
Segundo Kisoltec (2016), entre os vários benefícios da energia sustentável no Brasil, podemos citar o fato de a energia sustentável produzir muitos poucos gases que fazem mal a saúde e causam o efeito estufa, além de também não prejudicar a fauna e a flora. Outro fato interessante é que, caso fossem aproveitadas todas as fontes de energia sustentável no Brasil, nós produziríamos cerca de dez vezes mais energia do que nós consumimos atualmente. Também devemos lembrar que as formas de energia são renováveis, então teríamos energia permanentemente. Também vale ressaltar quem em 2012 foi instituído um pacote de leis que regulamenta a produção de energia solar no Brasil. Esta regulamentação permite que qualquer residência tenha seus painéis solares e gere sua própria energia. Esta regulamentação também diz que caso seja produzida energia excedente, esta energia poderá ser revendida para a concessionária para obtenção de créditos no caso de falta de energia.
...