A Epidemiologia
Por: GabrielaMaranini • 23/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.901 Palavras (16 Páginas) • 293 Visualizações
Epidemiologia – estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou condições relacionadas á saúde em populações específicas.
Origem da palavra:
Do grego
Epi = sobre; demos = população; logos = estudo
Etimologicamente, epidemiologia significa:
“estudo sobre a população”
No passado era apenas direcionada aos estudos de doenças transmissíveis. Hoje, estuda praticamente todos os eventos relacionados com a saúde da população.
Personalidades – Hipócrates (460 a.C. - 377 a.C.) Grécia Antiga - A trajetória histórica da Epidemiologia tem seus primeiros registros já na Grécia antiga (ano 400 a.C.), quando Hipócrates, em um trabalho clássico denominado “Dos ares, águas e lugares”, contraria a idéia de atribuir às doenças uma origem divina e discute suas causas ambientais.
John Graunt (1620-1674) Londres . Pioneiro nas estatísticas vitais - foi o primeiro a quantificar os padrões da natalidade, mortalidade e ocorrência de doenças, identificando algumas características importantes nesses eventos, entre elas: - existência de diferenças entre os sexos e na distribuição urbano- rural; -elevada mortalidade infantil; -variações sazonais.
Louis Villermé(1782- 1863) Paris. - Investigou a pobreza, as condições de trabalho e suas repercussões na saúde, bem como a estreita relação entre situação socioeconômica e mortalidade (por exemplo, o estado de saúde dos trabalhadores das indústrias de algodão, lã e seda).
Pierre Louis (1787-1872) França e Inglaterra. - •Trabalhou com dados de pacientes internados, • Introduziu o método estatístico na contagem dos eventos • Revelou a letalidade da pneumonia em relação à época em que era iniciado o tratamento por sangria.
William Farr (1807-1883) França e Inglaterra.- Trabalhou durante 40 anos no escritório geral de registros da Inglaterra com a classificação das doenças e a descrição das leis de epidemias (lei de Farr). •É considerado o pai da estatística vital e da vigilância.
John Snow (1813-1858) Londres. - Ensaio “Sobre a maneira de transmissão da cólera”, publicado em 1855, no qual ele apresenta seus estudos observacionais de casos de cólera ocorridos em Londres entre 1849 e 1854. O autor descreve o comportamento da cólera por meio de dados de mortalidade, estudando, numa seqüência lógica, a freqüência e a distribuição dos óbitos segundo a cronologia dos fatos e os locais de ocorrência, além de efetuar um levantamento de outros fatores relacionados aos casos, objetivando elaborar hipóteses causais.
Louis Pasteur (1822- 1895) França. - • Fundou as bases biológicas para o estudo das doenças infecciosas •Estudou outro conceito epidemiológico importante: o conceito de resistência do hospedeiro e imunidade.
Adolfo Lutz (1855-1940) BRASIL. - •Foi um médico e cientista brasileiro, pai da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil. •Confirmou a transmissão da Febre amarela pelo mosquito Aedes aegypti.
Emílio Ribas (1862-1925) BRASIL. - •Foi um sanitarista brasileiro. • Trabalhou no combate á Febre Amarela, epidemias e endemias • Foi fundador do Instituto Soroterápico do Butantã, construído numa fazenda nos arredores de São Paulo • Colaborou para a fundação do Sanatório de Campos do Jordão para tratamento da tuberculose •Idealizou e construiu a Estrada de Ferro Campos do Jordão.
Osvaldo Cruz (1872-1917) BRASIL. - Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz • Campanhas de erradicação da Febre amarela e Varíola •Pioneiro no estudo das moléstiastropicais.
Carlos Chagas (1879-1934) BRASIL. - . Foi um médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro, que trabalhou como clínico e pesquisador. Combate à Malária. Descoberta do protozoário da doença de Chagas.
Teoria Miasmática - •Segundo a teoria, as doenças teriam origem nos miasmas: o conjunto de odores fétidos provenientes de matéria orgânica em putrefação nos solos e lençóis freáticos contaminados.
Modelo unicausalidade - baseado na existência de apenas uma causa (agente) para um agravo ou doença. •Essa concepção, ao passo que permitiu o sucesso na prevenção de diversas doenças, termina por reduzi-las à ação única de um agente específico.
Modelo multicausalidade - considera a interação, relacionamento e o condicionamento de três elementos fundamentais da chamada “tríade ecológica‟: o ambiente, o agente e o hospedeiro. A doença seria resultante de um desequilíbrio nas auto-regulações existentes no sistema.
Tríade Ecológica
Ambiente – constitui o meio em que vive o hospedeiro.
Agente – substâncias, elementos ou forças, animados ou inanimados que pode afetar um humano suscetível.
Hospedeiro – homem: sexo, idade, estado emocional...
Níveis de prevenção – Primário, secundário e terciário.
Primário - Aplicável no período pré-patogênese, ou seja, quando o indivíduo se encontra em
estado de saúde ótima ou, no mínimo subótima. Atua num corpo em relativo equilíbrio, englobando dois grupos: A PROMOÇÃO DA SAÚDE e a PROTEÇÃO ESPECÍFICA.
PROMOÇÃO DA SAÚDE - Educação Sanitária. Bom padrão de nutrição, ajustados ás fases dodesenvolvimento da vida. Moradia adequada, recreação e condições adequadas e agradáveis de trabalho. Exames Periódicos. Campanhas de orientação de temas específicos.
PROTEÇÃO ESPECÍFICA - Uso de imunização específica. Proteção contra acidentes ( uso de equipamentos de proteção individual- EPIS). Uso de alimentos específicos. Amamentação.
Secundário - Caracterizado quando o organismo já se encontra com alterações na forma e na função, ou seja, está no período de patogênese e em enfermidade real. Devemos realizar ações com o objetivo de diagnosticar precocemente o problema e estabelecer as medidas terapêuticas adequadas visando o retorno do organismo ao equilíbrio.
DIAGNÓSTICO PRECOCE E TRATAMENTO - Medidas individuais e coletivas para a descoberta de casos. Tratamento para evitar a progressão da doença. Exames Seletivos.
OBJETIVOS: curar e evitar o progresso da doença, evitar a propagação de doenças contagiosas, evitar complicações e sequelas e encurtar o período de invalidez.
LIMITAÇÃO
...