TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Especialidade de Vírus

Por:   •  2/11/2018  •  Dissertação  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Especialidade de Vírus

1. O que significa a palavra vírus? Explique porque há uma controvérsia se ele é um ser vivo ou não.

A palavra vírus vem do latim (e significa veneno ou toxina). São parasitas obrigatórios do ser humano, pois não conseguem reproduzir seu material genético se não estiverem dentro de um organismo. Alguns biólogos não consideram que ele seja um ser vivo, pois eles não realizam funções vitais característicos dos seres vivos, e nem têm células com organização celular (são acelulares). Porém, atualmente, se tem falado muito sobre isso, já que estudos apontam que os vírus são seres antigos e muito simples.

2. Cite as características distintivas dos vírus e porque eles não são incluídos em nenhum reino.

Eles são muito pequenos e simples, capazes de infectar as menores bactérias conhecidas. Quando estão fora do ambiente intracelular, eles são inertes. Mas, quando infectam alguma célula, injetam seu material genético que é capaz de se replicar de forma muito rápida. Os vírus são divididos entre:

- Retrovírus: possuem RNA com material genético;

- Adenovírus: possuem DNA com material genético.

Como os reinos são agrupamentos de seres com características semelhantes, os vírus não se encaixam em nenhum, pois não há outro ser semelhante a ele.

3. Cite algumas formas morfológicas de vírus e um exemplo de cada.

- Esféricos (influenza e encefalite japonesa);

- Cilíndricos (maioria dos vírus de plantas);

- Cúbicos (vírus da vaccinia);

- Espermatozoidal (bacteriófago);

4. Explique a importância das vacinas no combate aos vírus. Como elas funcionam?

Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela susbstância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogenico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em elguns casos, se desenvolve de forma branda.

5. Descreva as formas de reprodução viral e como pode ocorrer a diferenciação genética que promove as mutações e resistência viral.

Os vírus são seres acelulares, isto é, desprovidasde uma estrutura de células como ocorre em todo o ser vivo. Por assim serem, as partículas dependem completamente dos mecanismos bioquímicos da célula hospedeira para que possam se desenvolver e multiplicar, por isso são chamadas de parasitas intracelulares obrigatórios.

Em seu processo de reprodução, os vírus possuem dois tipos de ciclos: ciclo lisogênico e ciclo lítico. No ciclo lítico, o vírus insere o seu material genético no da célula hospederia e, ao contrário do outro ciclo, passa a dominar o metabolismo da mesmae, destruindo-a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com