A FABRICA DO FUTURO
Artigos Científicos: A FABRICA DO FUTURO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ellendavi • 26/4/2014 • 462 Palavras (2 Páginas) • 906 Visualizações
Questões para Discussão – Capítulo 3
1. Qual o significado da expressão “imperativo da competitividade”?
É a empresa ter condições de concorrer com um ou mais fabricantes e fornecedores de um produto ou serviço em um determinado mercado. É vencer os concorrentes na maioria das vezes e em igualdade de condições, tornando-se competitivo.
2. Relacione os conceitos de qualidade, produtividade e competitividade.
Qualidade:
Produtividade: É a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possível. É a dimensão que deve estar presente em todas as ações da empresa, sob pena de perder competitividade, em que pese sua capacidade de inovar, sua flexibilidade e qualidade. É a relação existente entre o valor do produto e/ou serviço produzido e o custo dos insumos pra produzi-lo.
Competitividade: capacidade de a empresa obter sucesso no mercado com um ou mais competidores.
3. Qual foi a contribuição de Henry Ford para o desenvolvimento e a organização das empresas?
Henry Ford contribuiu com a padronização dos produtos e processos e com a produção em massa, onde a preocupação era “colocar” o produto no mercado.
4. Defina estratégias operacionais de marketing e manufatura (ou operações) para os seguintes tipos de empresa:
Restaurante;
Posto de gasolina;
Transporte coletivo – ônibus;
Banco;
Escola secundária;
Fábrica de autopeças;
Transporte de carga – caminhão;
Hospital.
5. Cite pelo menos cinco características de uma empresa dita de classe mundial.
É voltada para o cliente, sem perder a característica de empresa enxuta, com indicadores de produtividade que a colocam no topo entre seus concorrentes, em termos mundiais;
Este tipo de empresa tem como cultura a melhoria contínua por meio de técnicas sofisticadas, como modelagem matemática para simulações de cenários futuros;
Ela é capaz de ser competitiva em mercados globais;
6. Como as empresas do tipo product-out e market-in tratam seus fornecedores de matéria prima?
As empresas do tipo product-out se preocupam com o que o mercado quer. Tem baixa orientação para o mercado e alta orientação para a produção.
As empresas do tipo marken-in se preocupam em levar para dentro da empresa aquilo que o mercado quer. Tem baixa orientação para a produção e alta orientação para os processos e o mercado.
7. Por que toda empresa deve ter algum tipo de competitividade, sob pena de sair do mercado?
Porque ser competitivo é ter condições de concorrer
...