A Fabrica de Papelão
Por: Daiane Lima • 7/4/2019 • Projeto de pesquisa • 2.402 Palavras (10 Páginas) • 110 Visualizações
ANHANGUERA
Tecnólogo em Logística
Anderson Santana dos Santos
Cintielle Dassuen Souza Fonseca
Daiane de Sousa Lima
Fernando Bruno Vieria Silva
Gabriel Ranieri
Matheus Soares Prudente
Murilo Candido Souza
Natalia de Souza Lopes
Tomaz Vitor Sales Figueiredo
CUSTOS LOGISTICO
Sumaré-SP
2019
Anderson Santana dos Santos
Cintielle Dassuen Souza Fonseca
Daiane de Sousa Lima
Fernando Bruno Vieria Silva
Gabriel Raniere
Matheus Soares Prudente
Murilo Candido Souza
Natalia de Souza Lopes
Tomaz Vitor Sales Figueiredo
CUSTOS LOGISTICOS
Trabalho de tecnólogo de logística da faculdade Anhanguera sobre o tema de custos logístico.
Orientador(a): Cicero
Sumaré-SP
2019
Sumário
PARTE 1 5
CUSTO DE LOGISTICA 5
PARTE 2 6
CUSTO DE ARMAZENAGEM 6
PARTE 3 8
CUSTOS COM PROCESSAMENTO DE PEDIDOS 8
PARTE 4 9
ESTOCAGEM 9
PARTE 5 10
CUSTOS COM ESTOCAGEM 10
PARTE 6 12
CUSTOS DE TRANSPORTE 12
INTRODUÇÃO
O gestor logístico e responsável pelo percurso que as matérias-primas efetuam até chegar ao cliente, sobre a forma de produtos, como por toda a informação e processos envolvidos. Este deve procurar simplificar as operações de processamento e de forma de obter o menor custo.
Então o objetivo de logística e atingir um determinado nível de serviço de cliente, ao menor custo total possível. Sendo assim quanto maior for o nível de serviço pretendido, maior o custo total logístico
Os custos de logístico representa um custo muito significativo dentro das empresas que são identificados no estoque, inventario, embalagem fluxo de informações, movimentação, aspectos legais, planejamento operacional, armazenagem, transportes e planejamento estratégico. A ABML estima que o custo de logístico em uma empresa pode equivaler a 19% (pesquisa em site) do seu faturamento. Sendo assim é de uma importância para a empresa saber identificar esse tipo de custo que pode significar muitas vezes a própria existência da empresa.
PARTE 1
CUSTO DE LOGISTICA
Um dos erros são considerar que os custo de logística se resume somente ao custo de transporte. Na verdade, os custos de logística são formados por quatro elementos básicos, como podemos ver a seguir:
*CUSTOS DE ARMAGENAGEM
*CUSTOS DE PROCESSAMENTOS DE PEDIDOS
*CUSTOS COM ESTOCAGEM
*CUSTO COM TRANSPORTE
Não devemos esquecer que as decisões sobre custo logístico de uma empresa devem ser tomadas observando os impactos nos custos totais e não somente em um elemento só.
O gerenciamento de custos logísticos pode ser mais ou menos focado de acordo com o objetivo desejado. Desdá maneira é possível desenvolver um sistema para atender apenas uma atividade, um conjunto de atividades ou ate mesmo todas as aditividades logísticas da empresa. No entanto é possível perceber que o aumento do escopo pode repercutir na falta de foco. Dai a necessidade de direcionar o sistema para o tipo de controle ou decisão que se pretende apoiar.
No Brasil as grandes dificuldades são a produtividade e a consequente redução de custos logísticos estão na infraestrutura do país, principalmente de transportes, portuária e alfandegaria, e os impostos em cascata, que inviabilizam muitas soluções logísticas.
A seguir falaremos um pouco mais de alguns dos custos de logísticos:
PARTE 2
CUSTO DE ARMAZENAGEM
Armazenagem: Esforço financeiro aplicado no recebimento, armazenagem e expedição de materiais e produtos. A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi -acabados. Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Na pratica isto é só possível se tiver em conta todos os fatores que influenciam os custos de armazenagem, bem como a importância relativa dos mesmos (Casadevante, 1974, P26)
De forma de ir com as necessidades das empresas necessita de uma armazenagem racional e deve obedecer a algumas exigências:
- Quantidade: suficiente para a produção planejada;
- Qualidade: recomendada ou pré-definida como conveniente no momento da sua utilização;
- Oportunidade: disponibilidade no local e momento desejado;
- Preço: mais econômico possível dentro dos parâmetros mencionados;
Na armazenagem os custos envolvidos são geralmente fixos e indiretos, percebendo-se desde logo a dificuldade da gestão das operações e principalmente o impacto dos custos. Por outro lado, a alta parcela dos custos fixos na armazenagem potência a que custos sejam proporcionais a capacidade existente no armazém, isto é, independentemente se está vazio ou cheio, os custos continuarão os mesmos uma vez que o espaço, os trabalhadores, os equipamentos e outros investimentos continuam a existir.
...