A Falta De ética Gera Prejuízos às Empresas
Trabalho Escolar: A Falta De ética Gera Prejuízos às Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Limami01 • 27/8/2014 • 254 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
A ética é um assunto muito discutido nos dias de hoje, pois existem muitos casos absurdos onde a ética passa longe, principalmente quando se trata de ética empresarial, porque muitos executivos ambiciosos e egocêntricos acabam sendo antiéticos para conseguir o que quer.
Um exemplo disso é o caso das empresas ENRON/ PARMALAT/ARTHUR ANDERSEN que colocaram em primeiro lugar o lucro e o rápido crescimento deixando de lado a ética necessária para conquistar esses recursos. O caso mais impressionante é o da ENRON que foi tão absurda a ponte de usar um slogan questionável “Pergunte Por que” e o mais curioso é que a empresa de auditoria ARTHUR ANDERSEN se vendeu e acabou afundando junto com a ENRON.
Essas empresas antiéticas focam o lucro obsessivo e a competitividade predatória como pressuposto da conquista do mercado, concebido como monstro que tem que ser dominado por táticas de guerra, para essas organizações os concorrentes têm de ser eliminados e com isso acabam gerando corrupção e desagregação do poder , criando ilhas de dominação e colocando o lucro acima de tudo.
Atualmente para que uma organização venha ter sucesso ela passa por vários processos burocráticos que tem o intuito de provar que ela esta dentro da lei e seguindo corretamente a ética empresarial, a ética corporativa, a ética do lucro em fim a ética da ética. Essas empresas sim conseguem decolar, pois tanto clientes, fornecedores e investidores procuram empresas corretas e admiram a ética nas organizações, sendo assim uma empresa ética lucra e uma empresa antiética tem prejuízos até realmente quebrar.
...