A Falta De ética No Futebol. O Que Fazer?
Ensaios: A Falta De ética No Futebol. O Que Fazer?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carol1265 • 23/4/2014 • 512 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
CAPÍTULO I – GESTÃO DA QUALIDADE
1.1 DEFINIÇÃO DE QUALIDADE
A administração da qualidade se fundamenta na busca por padrões superiores de desempenho e fazer bem feito da primeira vez, o ideal da excelência. A excelência é a característica que distingue alguma coisa pela superioridade em relação aos semelhantes e dependendo do contexto (Maximiano, 2004). Ele reforça que existem inúmeras definições para chegar-se no conceito de qualidade. As mais importantes estão segmentadas por categorias descritas por ele como: Excelência, valor, especificações, conformidade e adequação.
A idéia da qualidade associada a valor está voltada para custo e preço do produto/serviço (Oliveira, 2004). A qualidade passou a conceituar o produto de luxo, ou seja, quanto maior a qualidade maior o custo (Maximiano, 2004).
Em termos de especificações, a qualidade tem foco nas características do produto ou serviço: sua utilidade, desempenho, atributos (Maximiano, 2004). Quando se fala dos atributos do produto, a qualidade pode ser mensurável e a durabilidade pode ser uma referência (Oliveira, 2004).
Na diretriz de aceitação ou conformidade é importante que o produto entregue ao cliente seja aquele planejado, com todas as características previstas. Se isso não ocorrer há uma não conformidade (Maximiano, 2004). O autor ainda diz que precisa haver uma regularidade na qualidade do produto/serviço, devendo atender sempre as especificações planejadas, a padronização.
Esse conceito de regularidade/confiabilidade está relacionado com as falhas do produto/serviço, esse que deve desempenhar suas funções sem falhas por um tempo estabelecido e sob as condições definidas de uso (Miguel, 2001)
(Paladini, 2000; 2004) ressalta que a visão da qualidade em adequação ao uso significa que o produto/serviço deve ser criado para atender de fato as necessidades do cliente. O mesmo autor define que essa abordagem elege o consumidor como a principal fonte avaliadora da qualidade. Essa mesma diretriz da qualidade voltada para adequação ao uso segundo (Maximiano, 2004), também tem enfoque na ausência de deficiências, quanto mais reduzidas as falhas, mais elevada é a qualidade do produto/serviço para o cliente. Segundo (Miguel, 2001) as especificações são importantes para diferenciar um produto em relação aos concorrentes.
Segundo (Maximiano, 2004) a palavra qualidade e excelência eram muito usadas pelos gregos para destacar algo ou alguém na sociedade.
No quadro abaixo, estão relacionadas as principais diretrizes da qualidade:
1.3 ORIGEM DA GESTÃO DA QUALIDADE E SEUS PERSONAGENS
É importante destacar nesse capítulo de onde surgiu a administração da qualidade e como ela se tornou imprescindível para as empresas que buscam a excelência seja em produtos ou serviços.
Maximiano (2004) define que com a revolução industrial e o início da produção em massa surgiram outros estudos mais avançados com relação ao controle da qualidade. (Miguel, 2001, pag.37), afirma que a era moderna da qualidade iniciou-se no final dos anos 20, marcada principalmente pela publicação do primeiro artigo criado sobre controle qualidade, por G.R. Radford, com o título The Control of Quality,
...