A Fisiologia dos Movimentos de Plantas
Por: marta domingos • 24/6/2021 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 696 Visualizações
Movimentos vegetais
São respostas a estímulos externos ambientais (substancias químicas, gravidade/ choques mecânicos, luz, temperatura) ou internos (hormônios)
As plantas realizam vários movimentos de acordo com a natureza dos vários estímulos que elas recebem do ambiente.
Tropismo: são movimentos de crescimento e curvatura irreversíveis que respondem a estímulos externos e subdivide se em:
- Fototropismo: que e um movi mento orientado pela luz, depende da concentração do hormônio auxina para ser positivo ou negativo (caule – positivo, raiz- negativo),
- Geotropismo: movimento orientado pela gravidade (caule – negativo, raiz – positivo) depende da concentração do hormônio auxina.
- Quimiotropismo: movimento orientado por substâncias químicas do meio, crescimento do tubo polínico rumo ao saco embrionário.
- Tigmotropismo: movimento orientado pelo choque ou suporte mecânico. Ex: plantas trepadeiras e gavinhas Crescem enroladas em um suporte.
- Hidrotropismo: é o movimento orientado pela água. Raízes de plantas do cerrado.
Nastismo (nastias): são movimentos não orientados em relação a fonte de estímulos, o movimento ocorre segundo um padrão, dependem da simetria do órgão que devem ter disposição dorso-ventral com as folhas dos vegetais. Estes podem ser:
- Fotonatismo: esse movimento é provocado pela variação da luz dia- noite, é o movimento das pétalas das flores que fazem movimento em curvatura para a base da corola, esse não é orientado pela direcção da luz, mas sim sempre para a base da flor. Existe as que abrem durante o dia, fechando se de noite e as que fazem o contrário. Ex:
.
- Termonatismo: movimento por variação de temperatura. Ex: tulipa.
- Tigmonatismo: movimento que ocorrem em plantas insectívoras/ carnívoros que em contacto com o insecto fecham as suas folhas com tentáculos ou com pelos e em seguida liberam secreções digestivas que atacam o insecto.
- Seismonatismo: movimento verificado nos folíolos das folhas das plantas do tipo mimosa que ao serem tocadas com a mão de uma pessoa ou vento, fecham os seus folíolos, esse movimento é explicado pela diferença de turgência entre as células de parênquima aquoso que estas folhas apresentam . Ex: plantas insectívoras e dormideiras
Taxias ( tactismo) são movimentos de deslocamento orientados em relação a um estimulo externo. Este subdivide se em:
- Fototactismo: que é o deslocamento segundo uma fonte de luz. Ex: algas clorófitos.
- Quimiotactismo: deslocamento segundo uma substancia química.
...