A FÓRMULA E AS SÉRIES APOCALÍPTICA DE SÓSTENES RÔNMEL DA CRUZ
Artigo: A FÓRMULA E AS SÉRIES APOCALÍPTICA DE SÓSTENES RÔNMEL DA CRUZ. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipe.pujol • 2/10/2014 • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
O desenvolvimento dos estudos das séries matemáticas ocorreu devido à necessidade de explicar alguns fenômenos ondulatórios. Sendo assim, diferentes tipos de séries foram descobertas. Uma série númerica converge se a sucessão das reduzidas também chamadas de somas parciais, converge. A sucessão das reduzidas é aquela cujo termo geral é (reduzida de ordem n). As séries do tipo , com α > 1, convergem sempre. Por outro lado, as séries do tipo , com α 1, não convergem, e, então, diz-se que elas divergem. Para α = 1, a série é denominada de série harmônica. Utilizando-se da análise de Fourier, é possível mostrar que: (i) e (ii) . A série do item (i) é conhecida como série de Euler.
2. FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA VETORIAL
O ângulo α formado entre dois vetores u e v, é dado pela fórmula:
(1)
Onde: u.v é o produto escalar entre os vetores u e v e u,v são respectivamente os módulos dos vetores u e v.O produto escalar entre dois vetores é a soma do resultado do produto entre as componentes correspondentes desses vetores. Módulo de um vetor é a raiz quadrada da soma dos resultados dos quadrados das componentes desse vetor. Os vetores u e v pertencem a com e n pertencendo a .
Suponha-se que , com e n pertencendo a , seja um vetor a e que v= seja um vetor a com e n pertencendo a . Calculando-se o módulo dos vetores u e v, tem-se:
(2)
(3)
Mas,
(4)
Substituindo a expressão 4 na 2, tem-se:
(5)
é uma série geométrica de razão . Sendo assim, tem-se:
(6)
Substituindo a expressão 6 na 3, tem-se:
(7)
Calculando-se o produto escalar entre os vetores u e v, tem-se:
(8)
Substituindo as expressões 5, 7 e 8 na 1, tem-se:
(9)
3. FUNDAMENTOS DO CÁLCULO
Multiplicando ambos os lados da expressão 9 por d e considerando as constantes de integração diferente de zero, após calcular as integrais do lado esquerdo, tem-se as expressões 10 e 11:
(10)
(11)
Resolvendo as integrais do lado esquerdo da expressão 11 utilizando o método da substituição, tem-se:
(12)
(13)
(14)
Substituindo as expressões 12, 13 e 14 na 11, tem-se:
Substituindo
(15)
Onde é a constante de integração.
(16)
Visto que
Substituindo e passando 16 para o plano complexo temos:
Vamos usar o símbolo de somatório
Igualando as partes reais e imaginárias temos
parte real
parte imaginária
(17)
Da
...