A GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PUBLICO
Por: Giancarlo Pereira • 17/8/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 565 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PUBLICO
A Gestão de Pessoas no setor público busca adequar ideias, políticas e métodos empregados na administração privada como ferramentas na administração pública, para enfrentar os novos desafios da atualidade.
Segundo Chiavenato (2004 p. 09), Gestão de Pessoas é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores, estes gestores buscam aplicar técnicas e ferramentas que visem que seus colaboradores desenvolvam com maiores competências suas habilidades trazendo maior eficiência para as organizações.
A demanda por serviços públicos e o número de usuários vem aumentando e junto a estes a exigência da qualidade no atendimento. Diante disto uma nova realidade tem se tornado um desafio para os Gestores Públicos, que precisam adequar seus recursos humanos as novas práticas não deixando de cumprir as leis específicas de seus órgãos públicos. A motivação, o engajamento dentro das relações profissionais, visando cooperação dos colaboradores, necessita de uma ponte que as auxiliem a produzirem os resultados necessários, sendo assim gestão de pessoas passa a ser utilizada como ferramenta que assessora estas relações profissionais, das pessoas que na realidade são talentos, que necessitam de orientação para produzirem os resultados necessários.
Para Bergue (2012, p. 32), particularidades para os quais nós, gestores públicos, precisamos atentar, não somente para a compreensão dos fenômenos comportamentais na organização, mas para a formulação de políticas integradas de gestão de pessoas, sabemos que quando falamos da administração pública suas especificidades diferem e muito das organizações privadas e que essa diferenciação tem fortes impactos no comportamento de seus servidores. Cardoso (2012) aponta que, a gestão de recursos humanos no serviço público tem como objetivo adequar ideais da administração pública gerencial à realidade dos servidores públicos, mas sabemos que no setor público existe a acomodação dos servidores devido a sua estabilidade funcional as pessoas nesses casos e situações acabam conformando-se com as atividades e os métodos de trabalho vigentes, desconsiderando muitas vezes a possibilidade e a necessidade de mudança.
Segundo Dias (2016), ao buscar uma gestão de excelência, a administração pública assume a necessidade de pensar políticas e práticas de gestão de pessoas que contribuam o engajamento do servidor a essa nova forma de prestação de serviços, o servidor se depara, muitas vezes, com um sistema que tem apresentado poucas alternativas para mudança desse cenário.
Mesmo diante das dificuldades encontrada pelos gestores públicos é importante destacar que a gestão de pessoas é uma ferramenta importante para as organizações públicas, para que ocorra o alinhamento das pessoas que fazem partes destes organismos, também como ferramenta de valorização que contemple e reconheça a importância do servidor público desenvolvendo ações que potencializem e motivem novas habilidades de seus servidores, para que assim contribuam para o desenvolvimento individual e por conseqüência, melhorem o desempenho dos servidores e a qualidade dos serviços prestados pela organização a sociedade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BERGUE, Sandro Trescastro. Comportamento organizacional. 2. ed. reimp. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES :UAB, 2012
CARDOSO, Iara Pinto. Desafios e soluções para a gestão de recursos humanos no setor público. Revista eletrônica EJE. n. 5 ano 2, 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato – 7 ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 – 12ª Reimpressão.
...