A Gasronomia Molecular
Por: Claudia Pinheiro • 18/10/2015 • Resenha • 813 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
GASTRONOMIA MOLECULAR
Em 1980, surgiu um movimento de aproximação cientifica à gastronomia através de cientistas como o físico húngaro Nicolas Kurti e o químico francês Hervé This. Esse movimento, denominado de gastronomia molecular, iniciou o estudo dos processos químicos e físicos que acorrem na cozinha. O objetivo de estudo deste ramo das ciências alimentares são as preparações em pequena escala, com o sentido de considerar todos os passos do processo da alimentação, desde a preparação do ingrediente cru até ao modo como consumidor o aprecia. Desta investigação, desenvolveram-se novas técnicas como a utilização de vácuo e banhos termostatizados ou liofilização de alimentos.
Portanto a gastronomia molecular é o estudo químico e físico que ocorrem durante a confecção. Possibilita a criação de novos métodos, técnicas e equipamentos, aperfeiçoando os já existentes.
Nos restaurantes de cozinha molecular, há uma sequencia de sabores cuidadosamente planejados, com o objetivo de provocar diferentes emoções a quem experimenta o cardápio, através de sabores intensos, temperaturas e texturas diferentes, que se podem complementar e competir entre si. O essencial é a desconstrução das formas tradicionais de cozinhar sem desconstruir o sabor familiar do alimento. Um exemplo clássico da gastronomia molecular é o estudo do efeito da temperatura no cozimento do ovo. Embora os livros indiquem o tempo em minuto para o cozimento, verifica-se que o controle da temperatura é mais importante que o controle do tempo para se obter o resultado desejado.
Proveitos da cozinha molecular
- Beneficia o aperfeiçoamento das criações, o desenvolvimento de novas técnicas culinárias, permitindo antever o comportamento dos alimentos;
- Permite demonstrar cientificamente se os processos que aplicam na cozinha ao longo das gerações são as mais corretas ou não, no fundo permite testar os alimentos e as receitas procurando perceber o que há de certo e errado no seu processo de elaboração e confecção;
- Envolve novas combinações de ingredientes e novos métodos de preparação, logo para a cozinha molecular quase nada é impossível de realizar;
- Permite cozinhar a vácuo, em banhos termostatizados, liofiltrar alimentos e utilizar ingredientes menus usuais que nos parecem estranhos no nosso dia-a-dia, sendo a cozinha mais moderna da atualidade;
- É uma cozinha muito equilibrada, com menos gordura mais limpa e com maior delicadeza, onde existe uma procura constante da obtenção dos sabores mais harmoniosos e originais.
Bases da cozinha molecular
Os ingredientes da cozinha molecular são os aditivos alimentares, substancias adicionada aos alimentos, espacialmente durante o seu processamento, tendo em vista o seu aperfeiçoamento, nas funções conservantes, antioxidantes, aromatizantes, espessantes, corantes entre outras.
Podemos classificar estes ingredientes em categorias tais como:
Gelificantes – substancias que produzem a consistência de gel.
Ex.: Goma gelana, Agar Agar, Gelatina (Bloom 180).
Esferificantes – substancias que dão forma esférica aos ingredientes.
Ex.: Alginato de sódio, Cloreto de cálcio, Citrato de sódio, Lactato de cálcio, Gluconato de cálcio, Isomalte.
Espessantes – substancias usada na indústria alimentar para tornar mais espesso.
Ex.: Ultra-sperse-M, Goma xantana, Goma guar.
Emulsificantes – substancias capazes de formar emulsões.
Ex.: Lecitinia da soja, Mono e Digliceridios, Maltodexterina N-zorbit.
Estabilizantes – contribuem para dar uniformidade ou consistência a preparos.
Ex.: Transglutaminase
Ferramentas e técnicas
Liofilização ou secagem a frio- (freeze dry) é o mais nobre processo de conservação de produtos biológicos conhecido, pois envolve os dois métodos mais confiáveis de conservação, o congelamento e a desidratação.
Sem conservantes ou produtos químicos, é o processo mais adequado para preservar células, enzimas, vacinas, vírus, leveduras, soros, derivados sangüíneos, algas, bem como frutas, vegetais, carnes, peixes e alimentos em geral.
Azoto liquido - é utilizado como atmosfera protetora, para evitar o contato entre os alimentos (batatas fritas, amendoins…) e o oxigénio que arrisca a torná-los impróprio para o consumo. A 196°C permite a congelação imediata dos alimentos que são arrefecidos de forma muito brusca. Este método preserva a textura e o sabor por mais tempo.
...