A Gestão de Pessoas - Conceitos
Por: Renan Gabriel • 29/11/2022 • Bibliografia • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 92 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
Renan Gabriel Tessaro da Rocha Barros
Disciplina: Gestão de pessoas
Questões do Capítulo 5 - Gestão de Pessoas
Joinville
2021
1. Conceitue seleção de pessoas.
A seleção busca, dentre os candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização ou às competências necessárias, dessa forma o processo seletivo visa manter ou aumentar a eficiência e o desempenho humano, bem como a eficácia da organização.
2. Explique a seleção como um processo de comparação.
A seleção como um processo de comparação é a comparação entre duas variáveis, que são os requisitos que o cargo exige do candidato e o perfil dos candidatos disponíveis para o cargo. Quando essas duas variáveis são iguais em um candidato, existe a condição ideal e assim, este é considerado aprovado. A comparação transforma a descrição e a análise do cargo, por exemplo, em uma ficha de especificações a serem atendidas, visando tornar o processo seletivo mais rigoroso.
3. Por que a seleção é uma responsabilidade de linha e função de staff?
Porque o órgão de RH presta assessoria aplicando provas e testes para avaliar as características dos candidatos, enquanto o gerente de linha toma as decisões a respeito deles. A comparação é quase sempre uma função de staff executada pelo órgão de seleção de pessoal, que deve contar com especialistas e psicólogos para tal tarefa, com a finalidade de tornar a seleção um processo fundamentado em critérios científicos e estatisticamente definidos.
4. Explique a seleção como um processo de decisão e escolha.
No processo de comparação, possivelmente vários candidatos apresentarão os requisitos necessários para ocupar a vaga em questão. Portanto, o órgão requisitante do processo seletivo é o responsável pela escolha do candidato mais adequado à posição, por meio de cada gerente (responsabilidade de linha) e função de staff.
5. Defina os modelos de colocação, seleção e classificação de candidatos.
Modelo de colocação: Quando há um só candidato para uma só vaga para ser preenchida, nesse caso o candidato não sofre rejeição e deve ser admitido.
Modelo de seleção: Há vários candidatos e apenas uma vaga para ser preenchida. A comparação entre os candidatos é feita baseada nos requisitos exigidos para a ocupação do cargo. Se aprovado, o candidato é admitido, senão o candidato é dispensado do processo seletivo.
Modelo de classificação: Existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato. Nesse caso um candidato pode ser rejeitado para determinado cargo, mas pode ser admitido em outro onde ele esteja mais adequado aos requisitos exigidos, há mais opções para admissão, pois os cargos possuem características variadas.
6. Como se faz a identificação das características pessoais do candidato?
As características pessoais do candidato estão relacionadas com a execução da tarefa em si, a interdependência com outras tarefas, a interdependência com outras pessoas e a interdependência com a unidade organizacional. A partir desses quatro aspectos, os candidatos são analisados, por exemplo, a partir de suas aptidões em concentração para executar uma tarefa, facilidade de coordenação e resistência a conflitos e frustrações, facilidade no trabalho em equipe, liderança, iniciativa. As características pessoais geralmente envolvem a tarefa, mas leva-se em consideração o entorno social e a condições tecnológicas existentes, como a abordagem sociotécnica.
7. Quais as bases para a seleção de pessoas?
O ponto de partida para o processamento da seleção de pessoal é a obtenção das informações significativas sobre o cargo a ser preenchido ou a definição das competências desejadas pela organização.
8. Quais as principais técnicas de seleção?
Entrevista, provas de conhecimentos, testes psicológicos, testes de personalidade e testes de simulação, sendo a entrevista a técnica mais utilizada.
9. Explique a entrevista de seleção.
A entrevista de seleção é o processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. De um lado, o entrevistador ou tomador de decisão, do outro lado, o entrevistado ou o candidato. O entrevistado se assemelha a uma caixa preta, onde são aplicados estímulos (perguntas) para depois verificarem as reações (respostas e reações).
10.Quais as alternativas de entrevista de seleção?
- Ela pode ser utilizada na triagem inicial dos candidatos ao recrutamento, como entrevista pessoal inicial de seleção;
- Entrevista técnica para avaliar conhecimento técnicos e especializados;
- Entrevista de aconselhamento e orientação profissional no serviço social;
- Entrevista de avaliação do desempenho;
- Entrevista de desligamento, na saída de empregados que se demitem ou são demitidos nas empresas.
11.Explique os prós e contras da entrevista.
[pic 1]
12.Classifique as provas de conhecimentos quanto à forma de aplicação.
Provas de conhecimentos ou de capacidade podem ser orais, escritas ou de realização.
- Provas orais: São aplicadas verbalmente por meio de perguntas e respostas orais funcionam quase como uma entrevista padronizada e estruturada;
- Provas escritas: São feitas por escrito por meio de perguntas e respostas escritas;
- Provas de realização: São aplicadas por meio da execução de um trabalho ou tarefa, de maneira uniforme e com tempo determinado (prova de digitação, desenho, manobra de um veículo etc.).
13.Classifique as provas de conhecimentos quanto à abrangência.
Existem provas gerais que avaliam noções de cultura geral ou aspectos genéricos do conhecimento. Há também as provas específicas, estas avaliam conhecimentos técnicos e específicos diretamente relacionados ao cargo que se pretende preencher.
...