A HISTÓRIA DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS
Resenha: A HISTÓRIA DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ani2014 • 8/6/2014 • Resenha • 225 Palavras (1 Páginas) • 427 Visualizações
1 HISTÓRICO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS
Desde os tempos mais remotos, a humanidade teve envolvimento com álcool ou drogas.
Lazo (1989), acredita que a bebida alcoólica teve sua origem na pré história, durante o período Neolítico, quando surgiram a invenção da cerâmica e o desenvolvimento da agricultura. Há aproximadamente 10000 anos passou-se a consumir e a atribuir diferentes significados ao uso do álcool. A partir de um processo de fermentação natural os celtas, gregos, romanos, egípcios e babilônios registraram o consumo e a produção de bebidas alcoólicas (apud NASCIMENTO, 2011, p. 14).
Segundo Moreira 2001 (apud Viegas1902, p.93) a distribuição do álcool no organismo, após a sua ingestão passa aos testículos, próstata e ovários, encontrando-se no esperma, comprometendo a mobilidade dos espermatozoides e a vitalidade dos óvulos, concluindo, pelas influências nocivas sobre o desenvolvimento embrionário apontando como características especiais dos filhos dos alcoólicos a debilidade física e a epilepsia. Todo ato ou omissão praticado por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e adolescentes que sendo capaz de causar dano físico, sexual e/ou psicologia à vitima, implica de um lado uma transgressão do poder de proteção do adulto e, de outro e, de outro, uma coisificação da infância, isto é, uma negação do direito que crianças e adolescentes tem de serem tratados como sujeitos e pessoas em condições peculiar de desenvolvimento (Azevedo, 1995, p. 36)
...