TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTIFICO

Por:   •  1/12/2016  •  Artigo  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  3.488 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTIFICO

Patrícia Katherine Ramos Vital

RESUMO

A humanidade sempre buscou a verdade dos acontecimentos da vida, tentando entender a razão e o porquê de várias indagações sobre o mundo. A ciência se faz presente como o processo para o acesso ao conhecimento. Desta forma, o presente trabalho aborda a Ciência como plano de estudo as pesquisas, bem como a importância do Conhecimento Científico segundo vários autores da área, além de evidenciar sua classificação e características mais significativas. Trata-se de um estudo descritivo qualitativo na modalidade de revisão sistemática.

Palavras-chave: Ciência, Pesquisas, Conhecimento Científico.

INTRODUÇÃO

O ser humano sempre teve a curiosidade em compreender as razões de certos acontecimentos da vida, procurando explicar o porquê se sucedem as coisas. A busca da verdade sobre tais acontecimentos vincula ao valor de um conhecimento. Todos os ramos do saber humano iniciaram-se em bases empíricas, de simples observações e suposições sobre realidades, até que pudessem pela maturidade dos raciocínios alcançarem um nível mais superior (DE SÁ, 2016).

A ciência é um processo permanente da busca da verdade, uma forma para ter acesso ao conhecimento, ela é objetiva e sua atividade básica é a pesquisa. Sua finalidade consiste em oferecer explicações acerca de um fenômeno, mas não é dogma; logo, é discutível. É um conjunto de reflexões, discussões, contradições, sistematizações e resistematizações que lhe dão vitalidade. Todavia, convém não esquecer que as lentes do pesquisador, como as de qualquer mortal, estão impregnadas de crenças, paradigmas e valores (VERGARA, 1998).

Enquanto isso, Bachelard (1996, p. 18) afirma que “[...] todo conhecimento é resposta a uma pergunta. Se não há pergunta, não pode haver conhecimento científico. Nada é evidente. Nada é gratuito. Tudo é construído”. Segundo o autor é necessário ter alguma premissa, um ponto de partida para a busca de conhecimento, que é a pergunta, neste caso uma dúvida acerca de algo que será pesquisado.  

É nesse contexto que será enunciado no restante da obra sobre o conhecimento científico segundo vários autores da área. Explicado o que vem a ser, a sua importância e suas principais características.

O CONHECIMENTO CIENTIFICO

Dentre tantas formas de conhecimentos, um dos tipos de estudos e pesquisa através da ciência é o conhecimento cientifico. Surgido apenas no século XVII, considerado uma conquista recente da humanidade. Sua fundamentação e metodologia que devem ser seguidas, o faz diferente dos outros tipos de conhecimento, além de se basear em informações classificadas, submetidas à verificação, que oferecem explicações plausíveis a respeito do objeto ou evento em questão. Desta forma, ao analisar um fato, ele não apenas trata de explicá-lo, mas também busca descobrir e explicar suas relações com outros fatos, conhecendo a realidade além de suas aparências (PRODANOV e FREITAS, 2013).

O conhecimento científico é aquele que tem natureza formal e obtém na experiência o seu conteúdo. É por ele que o homem descansa sua busca por verdades, alcança respostas, tem suas intuições e experimentações comprovadas (KAUARK, MANHÃES e MEDEIROS, 2010).

Pardinas (1969, p. 38) entende por conhecimento científico "aquele voltado para a obtenção e comunicação de resultados desconhecidos até o momento da publicação do livro ou do artigo, com fins de explicação e/ou predição do comportamento de certos fenômenos”. Porém, essa explicação não fica muito claro por causa da abrangência desse tipo de estudo.

Desta forma, segundo Portocarrero (1994) conhecimento científico tem por finalidade produzir novos fatos e explicá-los, não se limitando aos fatos observados, mas os seleciona, controla e reproduz. Ou seja, ela é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos. Podendo a investigação científica ser racionalizada através de teorias, hipóteses e conceitos.

Conforme Lakatos e Marconi (2003, p. 80) o conhecimento científico:

Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.

Prodanov e Freitas (2013, p. 22-23) classifica como:

  1. Acumulativo, por oferecer um processo de acumulação seletiva, em que novos conhecimentos substituem outros antigos, ou somam-se aos anteriores;
  2. Útil para a melhoria da condição da vida humana;
  3. Analítico, pois procura compreender uma situação ou um fenômeno global por meio de seus componentes;
  4. Comunicável, já que a comunicabilidade é um meio de promover o reconhecimento de um trabalho como científico. A divulgação do conhecimento é responsável pelo progresso da ciência;
  5. Preditivo, pois, a partir da investigação dos fatos e do acúmulo de experiências, o conhecimento científico pode dizer o que foi passado e predizer o que será futuro.
  6. Com base nas definições anteriormente citadas e comentadas, podemos elaborar um quadro comparativo entre conhecimento científico e popular.

Figura 1 - Características do conhecimento científico

[pic 1]

Fonte: Adaptado de Lakatos e Marconi (2003, p. 77)

CONCLUSÕES

Um estudo científico é a base para afirmação de fenômenos, pois lida com ocorrências ou fatos, oferecendo explicações plausíveis a respeito do objeto ou evento em questão.

Foi apresentado neste trabalho várias definições do que seja o conhecimento científico, e podemos concluir que consiste em um conhecimento confiável porque é conhecimento provado objetivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com