A IMPORTACIA DA FAMILIA NO CONTEXTO FAMILIAR
Artigo: A IMPORTACIA DA FAMILIA NO CONTEXTO FAMILIAR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1067 • 7/5/2014 • 10.830 Palavras (44 Páginas) • 495 Visualizações
FERNANDA SOUZA PEREIRA
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.
Orientador: Prof.
São Félix do Xingu - Pará
2013
RESUMO
O presente estuda aborda como tema: “A importância da família no contexto escolar”, cuja pesquisa justificou-se pela necessidade em levantar questões que apontem à influência da participação familiar e a colaboração desta, como fator essencial para o desenvolvimento do educando, uma vez que a ausência da família é um dos fatores que prejudicam o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo, analisar qual o papel da família no contexto escolar do educando. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se um estudo bibliográfico. Na pesquisa bibliográfica as fontes consultadas, para efetivação deste estudo se constituíram de registros documentais como: Leis, Decretos, Projetos, Relatórios, Artigos, Reportagens de jornais e revistas dentre outros. Verificou-se que apesar da escola promover atividades para atrair a família esta ainda encontra-se ausente do contexto escolar. Sendo assim, concluiu-se que é de extrema importância na construção da identidade e autonomia do aluno, a partir do momento em que o acompanhamento desta, durante o processo educacional, leva a aquisição de segurança por parte dos filhos que se sentem duplamente amparados, ora pelo professor, ora pelos pais, o que irá incorrer no processo de ensino e aprendizagem, ações estas que podem ser efetivadas por meio da elaboração do Projeto Político Pedagógico.
PALAVRAS-CHAVE: FAMÍLIA. ESCOLA. PARTICIPAÇÃO. DESENVOLVIMENTO.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR
2.1 RESGATANDO A HISTÓRIA DA FAMÍLIA 2.2 IDENTIFICANDO O PAPEL DA FAMÍLIA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
2.2.1 A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA E A RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA COM A EDUCAÇÃO
2.2.2 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL-LDBEN
2.2.3 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-ECA
2.3 OS DESAFIOS DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO
ESCOLAR
2.4 A ESCOLA E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA
2.5 ESTABELECER LIMITES: QUEM SE RESPONSABILIZA?
2.6 A ALTERAÇÃO DOS PAPÉIS CONJUGAIS
2.7 A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
2.8 A ARTICULAÇÃO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: UMA PARCERIA
POSSÍVEL
2.9 O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO
3.1 TEMA E LINHA DA PESQUISA
3.2 JUSTIFICATIVA
3.3 PROBLEMATIZAÇÃO
3.4 OBJETIVOS
3.4.1 OBJETIVO GERAL
3.4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3.5 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO
3.6 RECURSOS
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Historicamente, a escola e a família, tal qual as conhecemos hoje, são instituições que surgiram, com o advento da modernidade, ambas destinadas ao cuidado e educação das crianças e jovens. Na verdade, à escola coube a função de educar a juventude na medida em que o tempo e a competência da família eram considerados escassos para o cumprimento de tal tarefa.
Os saberes diversos e especializados, necessários, à formação das novas gerações, demandavam cada vez mais ao longo do tempo, um espaço próprio dedicado ao trabalho de apresentação e sistematização de conhecimentos dessa natureza, diferente, portanto, daquele organizado pela família.
No Brasil, a escola, como instituição distinta da família, construiu-se aos poucos, às custas das pressões científicas e dos costumes característicos de uma vida mais urbana. Aproximadamente dois séculos, sinalizaram para a necessidade de uma organização voltada à formação física, moral e mental dos indivíduos; missão essa impossível
...