A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NA GESTAO FINANCEIRA
Monografias: A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NA GESTAO FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jkeila • 9/10/2013 • 7.503 Palavras (31 Páginas) • 569 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTABEIS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
4º SEMESTRE – PASTA 875683
A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NA GESTAO FINANCEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina. Atividade Interdiciplinar
sumário
1. INTRODUÇÃO
2. PLANEJAMENTO FINANCEIRO
2.1Planejamento e suas medidas corretivas
3. ORÇAMENTO FLEXÍVEL
4. CONTABILIDADE EMPRESARIAL
4.1 Demonstrativos Contábeis
4.2 Demonstração do resultado do exercício
4.3 Demonstração do fluxo de daixa
4.4 Demonstração do valor adicional
5. BALANÇO PATRIMONIAL
5.1 Demonstrativo das mutações do patrimônio líquido..
6. Aplicação de métodos quantitativos
7. ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR
8. ESTATISTICA DESCRITIVA
8.1 Amostra x população
9. SOCIEDADE ANÔNIMA .
10. ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL
10.1 Natureza do estabelecimento empresarial
10.2 Elementos do estabelecimento empresarial
11. OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA .
11.1 Lançamento tributário
11.2 Tributos empresariais
11.3 Imposto
11.4 Taxa
11.5 Contribuição de melhoria
12. Diferença entre isenção e imunidade tributária .
13. CONCLUSÃO 28
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Com o objetivo de desenvolver habilidades na elaboração de pesquisas para embasamento teórico das ferramentas financeiras e os tributos inerentes a organização, é necessário o conhecimento de alguns conceitos básicos utilizados na contabilidade empresarial.
Inicialmente será abordado o Planejamento Financeiro, observando suas características e fundamentos, a fim de compreender a necessidade de cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas. Em seguida, como o Orçamento Flexível pode auxiliar os gestores na tomada de decisão e na análise dos resultados efetivos e quanto os Demonstrativos Contábeis, Obrigatórios à Lei 6.404/76, apresentados e explicados individualmente nesta ordem: Demonstrativo do Resultado do Exercício; Fluxo de Caixa; Demonstrativo do Valor Adicionado; Balanço Patrimonial e Demonstrativo das Mutações do Patrimônio Líquido, podem ser utilizados na contabilidade empresarial.
O estudo sobre a utilização de métodos quantitativos na contabilidade, especialmente a utilização do método de Análise de Regressão Linear e Estatística Descritiva, possibilitará o aprofundamento sobre Estatística. Outros topicos como Sociedade Anônima, Estabelecimento Empresarial, Política Tributária, conceito de Obrigação e Lançamento Tributário serão abordados e possibilitará o fechamento do tema tratado.
2. PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Segundo Gitman (1997, p.588), “as empresas utilizam-se de planos financeiros para direcionar suas ações com vistas a atingir seus objetivos imediatos e a longo prazo, onde um grande montante de recursos está envolvido”. Um plano financeiro eficaz deve surgir no momento de expor as ligações das diferentes propostas de investimento ligadas às várias atividades operacionais da empresa e as ações de financiamento disponíveis a ela no mercado. Este plano, possibilitará à empresa desenvolver, avaliar e comparar muitos cenários, de diferentes ângulos, analisando questões relativas às linhas futuras de negócios da organização e os melhores esquemas de financiamento disponiveis.
Para Ross (1998, p.82), “Planejamento Financeiro formaliza a maneira pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Em visão mais sintetizada, um plano financeiro significa uma declaração do que a empresa deve realizar no futuro”. Diante desta pespectiva, o planejamento financeiro contribui com a empresa no sentido de não ser surpreendida, podendo dispor de alternativas com base em seu planejamento, facilitando a tomada de decisão.
Gitman (1997, p.588) menciona:
O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Dois aspectos-chave do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros. O primeiro envolve o planejamento do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados, os quais são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também comumente exigido pelos credores atuais e futuros.
Percebe-se com estas colocações que o planejamento é norte das empresas, lhes dando sustentáculo e direcionamento ao alcançe dos objetivos estabelecidos. Deste modo, o objetivo primordial do planejamento financeiro é evitar surpresas e possibilitar o desenvolver de planos alternativos se algum imprevisto surgir.
Uma outra
...