A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E O MERCADO FINANCEIRO NAS INDUSTRIAS
Por: marisonpenha • 28/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.185 Palavras (13 Páginas) • 138 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso de bacharelado em ciÊncias contabéis
ORDILEY RODRIGUES MARAMALDO
A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE E O MERCADO FINANCEIRO NAS INDUSTRIAS
[pic 3]
ORIXIMINÁ-PÁ
2015
ORDILEY RODRIGUES MARAMALDO
A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE E O MERCADO FINANCEIRO NAS INDUSTRIAS
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Ciencias Contabéis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 4º e 5º semestre de 2015.
Orientado: Pelos professores do 4 e 5º semestre de 2015/ Ciências Contabéis..
[pic 4]
Oriximiná-Pá
2015
SUMARIO
- INTRODUÇÃO.................................................................................................04
- DESENVOLVIMENTO.....................................................................................05
2.1- QUAL A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE.................................................05
2.1.2- CONCEITO DE CONTABILIDDE INDUSTRIAL..............................................05
2.2- CONCEITO DE EMPRESA INDUSTRIAL..........................................................06
3- A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDUSTRIA......................................06
3.1- CLASSIFICAÇÃO E CARACTERISTICA DAS INDUSTRIAS.............................08
4- O CUSTO INDUSTRIAL........................................................................................09
5- MERCADO FINANCEIRO......................................................................................10
6- GESTÃO DE EMPRESA........................................................................................12
7- CONCLUSÃO.........................................................................................................15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................16
- INTRODUÇÃO
- DESENVOLVIMENTO
2.1- QUAL A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE
Muitas são as formas em que as empresas, seus sócios e administradores podem ser condenados por leis comerciais, civis e penais pelo fato de não manter em ordem sua Contabilidade. Seja pelo motivo de não levar a sério a documentação relativa à transação operacional, fazer negócios fora do objeto social, misturar ou confundir bens particulares do sócio e da empresa, cometer desvios, ou até mesmo, efetuar contratação de um profissional despreparado, pôs a Contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Se os atos do administrador são corretos: documentação adequada, transações negociais dentro do objeto da empresa, o reflexo é imediato: a Contabilidade é transparente. Caso contrário pode ser utilizada para incriminar a empresa, sócios, administradores e contador que foram relapsos e desleixados.
No Brasil, principalmente nas médias e pequenas empresas, há o vício dos administradores não se preocuparem com a Contabilidade: “a Contabilidade é que se vire”. Essa atitude custa caro: crime fiscal, indisponibilidade dos bens dos sócios e administradores, pesadas multas, tributos, ingerência, concordata, falência, etc.
É mister aos empresários e contadores conhecerem a definição de crimes, fraudes, dolos, erros, simulações, arbitramentos fiscais, distribuição de lucros, responsabilidade; meios e privilégios de manter a escrita contábil saudável, como prova a favor da empresa nos mais variados embates em que estão sujeitos. Assim, também, um enfoque da importância da Auditoria como complemento da Contabilidade nas suas mais variadas áreas.
2.1.2- CONCEITO DE CONTABILIDADE INDUSTRIAL
A contabilidade é uma ciência que trata do estudo dos fenômenos patrimoniais sob o prisma empresarial. Quando os estudos dos fenômenos são envolvidos aos patrimônios das empresas industriais, costuma-se denominar tal particularidade de contabilidade industrial.
05
A contabilidade industrial não forma uma ciência autônoma, é apenas o estudo da contabilidade aplicada às indústrias. Assim sendo, poderíamos conceituar a contabilidade industrial como sendo a parte da contabilidade que se preocupa com os fenômenos patrimoniais das empresas industriais.
2.2- CONCEITO DE EMPRESA INDUSTRIAL
O aumento de utilidade de coisas, sendo desempenhado a principio apenas para suprir as necessidades de consumo do produtor, passou, mais tarde, a ter intuito de lucro. Com tal interesse surgiram as empresas industriais. Empresas industriais são as que transformam matérias-primas em produtos acabados, para satisfação das necessidades humanas, com a finalidade de lucro.
3- A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA
A Contabilidade na atualidade tem sofrido grandes mudanças, onde essas mudanças têm apresentado uma forma que é praticada internacionalmente, essa nova mudança busca uma melhor demonstração de todos os fatos envolvendo o ramo industrial, assim ela é entendida como um instrumento fundamental para a administração, sendo reconhecida como uma importante ferramenta que oferece suporte para a tomada de decisão pelos gestores industriais e demais usuários.
Através de suas informações a contabilidade na atualidade pode contar com um aparato tecnológico, onde a informatização torna as demonstrações e lançamentos contábeis de forma rápida, trazendo um retorno em tempo real ao seus usuários, e desta forma torna-se uma ferramenta eficaz na forma de transmitir as informações necessárias para as decisões necessárias do gestor empresarial.
Após as novas exigências contábeis, o profissional se viu obrigado a buscar meios de capacitação profissional, de acordo com as novas responsabilidades de estar demonstrando aquilo que se pede uma constante atualização.
...