A IMPORTÂNCIA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE SAÚDE, COMO PRIMEIROS SOCORROS E BIOSSEGURANÇA, VOLTADOS AO PROFISSIONAL ESTETICISTA
Por: esthervieira1215 • 17/4/2022 • Trabalho acadêmico • 745 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1]
ESTÉTICA E COSMÉTICA
ESTHER VIEIRA PORTO
THALYA GOUVEIA BARBOSA DE ANDRADE
A IMPORTÂNCIA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE SAÚDE, COMO PRIMEIROS SOCORROS E BIOSSEGURANÇA, VOLTADOS AO PROFISSIONAL ESTETICISTA.
APARECIDA DE GOIÂNIA
POLO APARECIDA DE GOIÂNIA
2022
[pic 2]
ESTÉTICA E COSMÉTICA
ESTHER VIEIRA PORTO
THALYA GOUVEIA BARBOSA DE ANDRADE
A IMPORTÂNCIA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE SAÚDE, COMO PRIMEIROS SOCORROS E BIOSSEGURANÇA, VOLTADOS AO PROFISSIONAL ESTETICISTA.
Trabalho apresentado no Curso Superior de Estética e Cosmética da UNIP, para o Projeto Integrado Multidisciplinar I.
APARECIDA DE GOIÂNIA
POLO APARECIDA DE GOIÂNIA
2022
INTRODUÇÃO
A biossegurança na estética tem como principal objetivo a prevenção de doenças na clínica, ligada diretamente a segurança e integridade dos profissionais da área, juntamente com os clientes.
Mas afinal, o que é biossegurança?
Bom, de uma forma resumida, a biossegurança é um conjunto de ações voltadas para a proteção do trabalhador e do cliente, na prática,são procedimentos, equipamentos, técnicas, metodologias e dispositivos utilizados para minimizar e impedir riscos inerentes aos seres humanos, animais e meio ambiente, diminuindo assim os riscos de acidentes e doenças.
Na estética, a biossegurança é de extrema importância, já que durante os procedimentos, tanto o esteticista quanto o cliente ficam exposto a microorganismos causadores de doenças. Portanto é válido lembrar algumas das doenças causadas por falta de cuidados durante procedimentos estéticos, algumas delas são:
- Herpes
- Hepatite B e C
- Micoses
- Gripe
- Tuberculose
- AIDS
Imagens demonstrativas:
[pic 3] [pic 4]
Micose Herpes
Além disso, também não se deve esquecer que existem produtos tóxicos os quais também podem causar diversas outras doenças.
Para a prevenção de tais coisas, faz-se necessário o uso de EPIs (Equipamentos de proteção individual), sendo eles a touca, jaleco, luvas, máscara, óculos, entre outros.
Deve-se manter os cabelos sempre presos para evitar acidentes e contaminações, já que os fios de cabelo podem conter inúmeros microorganismos.
As luvas e máscaras devem ser descartadas após cada atendimento, se caso a máscara for de tecido pode ser lavada com sabão e água sanitária para ser reutilizada.
Cuidados com o ambiente
É recomendado que o ambiente onde o cliente vai ser atendido tenha pisos e paredes lisas, o que impede que microorganismos se escondam e possam causar algum mal tanto para o cliente quanto para o profissional. Estes riscos também podem ser reduzidos com a limpeza e desinfecção de todo o ambiente diariamente.
...