A IMPORTANCIA DE CONHECIMEMTOS BÁSICOS DE SAÚDE, COMO PRIMEIROS SOCORROS E BIOSSEGURANÇA, VOLTADOS AO PROFISSIONAL ESTETICISTA
Por: CIDABA • 18/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 1.796 Palavras (8 Páginas) • 1.213 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
MARIA APARECIDA MATHEUS RUIZ BARZOTTI RA: 2030434
ESTÉTICA E COSMÉTICA
A IMPORTANCIA DE CONHECIMEMTOS BÁSICOS DE SAÚDE, COMO PRIMEIROS SOCORROS E BIOSSEGURANÇA, VOLTADOS AO PROFISSIONAL ESTETICISTA.
TRABALHO APRESENTADO NO CURSO SUPERIOR DE ESTÉTICA E COSMÉTICA DA UNIP, PARA O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
São Paulo – SP
UNIP – POLO II – PRAÇA SILVIO ROMERO
2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO Á BIOSSEGURANÇA
1.1 “Riscos e Perigos”.
1.2 “Os Micro Organismos”
1.3 “Riscos Químicos”
1.4 “Riscos Ergonômico”
1.5 “Risco Físicos”
1.6 “Desinfecção e Esterilização”
1.7 “EPI e EPC”
1.8 “Resíduos Gerados”
2. INTRODUÇÃO AOS PRIMEIROS SOCORROS
3. CONCLUSÃO
4. METODOLOGIA
5. REFERÊNCIA
1 INTRODUÇÃO A BIOSSEGURANÇA
O Trabalho do esteticista está diretamente ligado ao contato corporal, por este motivo o controle de infecção é do interesse de todos. Portanto, o cuidado na manipulação de materiais biológicos, com os equipamentos, correto descarte de materiais perfuro cortantes e infectantes, realizar assepsias nas mãos e roupas são algumas das preocupações essenciais na prática da estética.
O termo biossegurança é muito abrangente, pois engloba a legislação de Epi’s a tudo que se refere sobre limpeza, desinfecção, esterilização, descarte de resíduos e acidentes de trabalho.
A Biossegurança busca prevenir o aparecimento de doenças, programar e orientar a realização de imunização para minimizar os riscos de uma infecção.
Ao realizar um trabalho, planejar o espaço físico, o atendimento, os equipamentos e os cosméticos registrados.
A preocupação com a beleza e juventude é a responsável pela formação do grande publico que procura constantemente o serviço de cosmetologia e estética.
A observação e cuidados relacionados a biossegurança é o diferencial de mercado para estes profissionais, visando os menores riscos químicos, ergométricos e contaminação biológica, controlando assim as infecções.
Atualmente as normas e conduta de biossegurança não estão bem estabelecidas para área da saúde.
1.1 Riscos e Perigos
Risco é a probabilidade de ocorrer um evento bem definido no espaço e no tempo que cauda danos à saúde.
Perigo é expressão de uma qualidade ambiental que apresenta característica de possível efeito maléfico para a saúde e meio ambiente.
Os riscos biológicos incluem bactérias, fungos, parasitas, protozoários e ou substancias contaminadas por micro-organismos.
1.2 Os Micro Organismos
Os riscos biológicos incluem bactérias, fungos, parasitas, protozoários e ou substancias contaminadas por micro-organismos.
1.3 Riscos Químicos
Destacam-se por substancias compostas ou produtos e podem entrar em contato com organismo por vias respiratórias.
1.4 Riscos Ergonômicos
Constituem-se em elementos físicos e organizacionais que interferem no conforto da atividade laboral.
1.5 Riscos Físicos
São definidos como formas de energia a que possam estar expostos trabalhadores a temperaturas, vibrações, pressões, radiações e umidades.
1.6 Desinfecção e Esterilização
A higiene e a ordem são elementos decisivos no controle de infecções cruzadas. A transmissão nesses locais está relacionada a execução inadequada das práticas e rotinas de trabalho especialmente procedimentos de limpeza e desinfecção de utensílios e do ambiente.
Deve-se considerar que existem processos inadequados para determinados tipos de materiais.
O processo de desinfeção pode ser afetado por diferentes fatores: Limpeza previa do material, período de exposição ao agente desinfectante, concentração da solução desinfectante, temperatura e Ph do processo de desinfecção.
A descontaminação é o termo usado para descrever um processo ou tratamento que torna o material seguro para o manuseio, a descontaminação é apenas a primeira etapa de um processo de esterilização.
1.7 EPI e EPC
Os procedimentos adotados durante a realização de atividades da área da beleza seja manuseando clientes, produtos químicos ou utensílios requer obrigatoriamente a esterilização de EPIS , os profissionais devem evitar contato com a matéria orgânica por uso de barreiras protetoras, como: luvas, aventais, mascaras, gorros e óculos, os quais irão reduzir as chances de exposição da pele e das mucosas à materiais infectados. O uso de EPIS também devem ser aplicados quando manipulados produtos químicos.
O EPC – Equipamento de Proteção Coletiva, deve proteger todos os trabalhadores e clientes expostos a determinados riscos, como por exemplo: Sinalização de segurança, extintor de incêndio, dentre outros.
1.8 Resíduos Gerados
Todas as atividades sejam domiciliares, comerciais ou industriais implicam de alguma forma em geração de resíduos. Os resíduos gerados em função das atividades humanas são motivos de preocupações uma vez que representam riscos à saúde e meio ambiente.
Os resíduos gerados em decorrência de serviços de saúde (RSS) constituem na categoria especificada dos resíduos sólidos devido as suas particularidades, especialmente em razão da presença dos resíduos com riscos químicos e biológicos.
A classificação RSS, estabelecida na RDC 306 tem como finalidade propiciar o adequado gerenciamento desses resíduos.
A seguir, os resíduos biológicos gerados em estabelecimentos de beleza serão exemplificados:
Biológico (Grupo A) - São os que entram em contato com micro organismos ou material biológico, como sangue, secreções e exsudatos. Exemplos: unhas, cutículas, palitos de unhas, cabelos, cera com pelos, luvas, máscaras, toucas, algodoes, cases e lenções descartáveis.
Os resíduos do grupo A, devem ser acondicionados em sacos plásticos branco leitoso.
...